quarta-feira, 21 de julho de 2021

Coluna Política | Paciência e análise nos passos do Podemos


A presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, aportou no Recife nessa quarta (21) para cumprir agenda com vereadores e deputados filiados ao partido. Recepcionada pelo presidente estadual da sigla, deputado federal Ricardo Teobaldo, ela prestigiou a posse das executivas estaduais do Podemos Mulher e do Podemos Jovem, agora presididas por Sávia Florêncio e Flávio Vasconcelos, respectivamente. O coordenador Nordeste, Manuel Sobrinho, também integrou a comitiva, que segue agenda nesta quinta (22).


Apesar da descrição para falar sobre o destino do partido na próxima eleição em Pernambuco, a mandatária nacional deixou claro que a decisão será pontual. Com isso, Teobaldo terá liberdade para tomada de decisões. Oficialmente oposição ao Governo do Estado, nos bastidores comenta-se a possibilidade de o Podemos ingressar na Frente Popular. Há quem diga “impossível”. Vale lembrar que na política o impossível não existe. E quem conhece Ricardo, sabe que paciência e análise para “bater martelo” são suas marcas.


Agenda – A deputada estadual Tereza Leitão (PT) visitará os municípios de Limoeiro e Passira na próxima segunda (26) para o cumprimento de agenda política e administrativa. Uma fonte adiantou que, em Passira, a professora se reunirá com o prefeito Severino Silvestre (PSD) para dialogar sobre uma emenda de sua autoria destinada ao município. Em Limoeiro, Tereza sentará com o secretário municipal de Educação, Fernando Melo, integrante da “velha guarda” do PT na cidade, para uma conversa sobre articulações e composições para 22.


Demandas – Os vereadores de Cumaru, Gilvan da Malhadinha e Antônio Américo (ambos PP), estiveram com a superintendente do Banco do Brasil, Ana Paula Matos, para mostrar as dificuldades enfrentadas pela população e reivindicar melhorias. Eles apresentaram detalhes do requerimento aprovado e subscrito por todos os vereadores, cobrando a transformação do posto em agência, instalação de dois terminais e porta giratória, serviço de vigilância interna e mais funcionários. No dia anterior, a prefeita Mariana Medeiros (PP) havia feito o mesmo caminho.


Repercutiu – A foto da ex-prefeita de Passira, Renya Carla (PP), rasgada em plena galeria de prefeitos que fica na sede do Governo Municipal foi assunto bastante comentado nas esquinas e redes sociais. Ninguém assumiu a responsabilidade até o momento, porém, a imagem foi recuperada após reclamação e solicitação da própria. Muitos passirenses classificaram o fato de desrespeitoso e desnecessário. Em reserva, alguns integrantes do grupo do prefeito Silvestre (PSD) repudiaram o fato. Um deles disparou: “Cagado e cuspido, política de Interior”.


Rápidas

Orações – Aliados, amigos, familiares e adversários políticos estão unidos em corrente de oração pela recuperação do prefeito de Gravatá, Padre Joselito Gomes (PSB). Ele testou positivo para Covid-19 e, nessa quarta (21), precisou ser internado em leito de UTI da cidade.


Na área – A presença do deputado estadual Joaquim Lira (PSD) na Emancipação Política de Bom Jardim, inclusive na LIVE promovida pelo ex-prefeito João Lira (PSD), sinaliza a dobradinha dele com o deputado federal Ricardo Teobaldo (PODE) em 22, com o apoio da oposição.

 

O povo quer saber – Tereza Leitão (PT) disputará uma vaga de deputada federal em 22?