quinta-feira, 24 de junho de 2021

Instalação de universidade conta com garantia de área em Surubim


Representantes da Comissão Pró-Universidade tiveram a garantia de que o município de Surubim terá uma área para instalação do campus de uma universidade pública no Agreste Setentrional. A confirmação foi dada pela prefeita Ana Célia (PSB) durante encontro virtual. A gestora também afirmou que a gestão municipal garantirá custeio de serviços de segurança e serviços gerais. Ainda não existe local definido, porém, opções são analisadas pelos envolvidos no movimento.

 

Com a possível futura instalação de um campus na região, moradores de 19 municípios do Agreste Setentrional serão contemplados – o que representa uma população estimada de mais de meio milhão de pessoas. Numa observação pontual, a Comissão citou que, em média, 800 estudantes, apenas de Surubim, se deslocam diariamente para outras regiões em busca de formação acadêmica. A situação gera riscos por causa das viagens e comprometem a qualidade do aprendizado.

 

De acordo com a Comissão, a região é a única de Pernambuco que ainda não tem unidade presencial de ensino superior pública, seja estadual, federal ou instituto federal. A exclusão é considerada pela população como discriminação. Semanas antes, o prefeito de Bom Jardim, João Neto (Janjão – PL), havia colocado o prédio de uma escola municipal como opção para sediar o futuro campus. Recentemente, uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) reforçou a necessidade e ampliou o debate para o atendimento ao pleito.