domingo, 4 de abril de 2021

Limoeiro | Vacinação contra Covid-19 é retomada com chegada de novas doses

Foto | Wilker Mattos - PML Divulgação

Com a chegada de mais um lote de vacinas contra a Covid-19 enviado pelo Ministério da Saúde ao Estado de Pernambuco durante este fim de semana, a Prefeitura de Limoeiro estará dando sequência, a partir desta segunda-feira (5), a vacinação de idosos com idades entre 65 e 69 anos. Os públicos prioritários são estabelecidos através de reunião entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e as Secretarias Municipais de Saúde, a chamada Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Limoeiro, o município recebeu desse novo lote 320 doses da vacina Sinovac/Butantan (Coronavac) para continuidade dessa faixa etária. As doses serão utilizadas para contemplar, com a primeira dose, os idosos acamados, cadeirantes e domiciliados, conforme levantamento de cada Unidade Básica de Saúde (UBS). O posto drive-thru não será utilizado neste momento, tendo em vista a cota recebida ser insuficiente para esse formato.

 

A coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) destacou que Limoeiro estará recebendo uma cota maior de 2.220 unidades da Coronavac para imunizar, com a segunda dose, os moradores com idades entre 70 e 79 anos. Outras 40 doses da mesma vacina serão destinadas para profissionais de saúde. Um total de 220 vacinas AstraZeneca/Oxford enviadas ao município serão utilizadas também na aplicação da segunda dose nos idosos a partir de 85 anos.

 

Todas as aplicações serão feitas pelas equipes das unidades de saúde. A vacinação da segunda dose ocorrerá entre os dias 07 e 10 de abril, contemplando aqueles que tomaram a primeira no domicílio entre os dias 17 e 20 de março. Já com relação ao posto drive-thru, instalado ao lado da secretaria, o serviço estará sendo retomado entre os dias 11 e 16 de abril, atendendo, com a segunda dose, aqueles que tomaram a primeira entre os dias 22 e 26 de março.

 

Importante – Para o bom andamento da campanha municipal de vacinação, a Secretaria de Saúde de Limoeiro lembra a importância de cada idoso permanecer com o cartão acessível, pois, dessa forma, evita que perca a data da aplicação da segunda dose da vacina que está informada no próprio cartão. Em caso de dúvida, o idoso ou familiar pode consultar a equipe da unidade de saúde do seu domicílio. (Com informações da assessoria de Comunicação)