Páginas

sábado, 27 de março de 2021

PE | Conselho articula fiscalização das academias no retorno das atividades


O Conselho Regional de Educação Física (Regional Pernambuco - CREF12/PE) promoverá, na próxima quinta-feira (1°), uma força-tarefa em parceria com o PROCON, Vigilância Sanitária e Polícia Militar nas ações de orientação e fiscalização das academias e similares, que reabrem ao público com horário específico: das 5h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 5h às 17h nos fins de semana. As fiscalizações vão acontecer em todas as regiões do Estado de Pernambuco.


De acordo com o CREF, a ação visa garantir o cumprimento do protocolo do Governo de Pernambuco relativo às medidas sanitárias de combate a propagação do coronavírus nos espaços, a exemplo de tapete sanitizante, aferição da temperatura, uso correto da máscara, delimitar com fita o espaço em que cada aluno deve se exercitar, distância de 1,5m entre os alunos, distância mínima de 2m entre os aparelhos de musculação (máquinas) e disponibilizar gráfico com a frequência diária por horário.


Segundo o Conselho, “a fiscalização é necessária para que os órgãos públicos e sociedade tenham cada vez mais noção da importância dos espaços de prática para saúde da população”. O órgão também reitera que os profissionais de Educação Física são essenciais em todos os locais, citando escolas, clubes, treinos funcionais (individual e grupo), esportes coletivos e individuais, artes marciais, entre outros locais de intervenção.


“Como órgão que regulamenta a profissão e os espaços, o CREF precisa atuar na garantia do cumprimento das regras de forma global por todas as academias, similares e profissionais de Educação Física que atuam nas praças, parques, praias, entre outros locais. Nossa busca pelo reconhecimento da nossa essencialidade nos serviços de saúde é uma luta diária e, por isso, vamos seguir firmes para que a nossa voz seja ouvida pelos órgãos governamentais e não tenhamos mais que paralisar”, comentou o presidente do CREF/12, Lúcio Beltrão.