segunda-feira, 1 de março de 2021

Comércio não essencial fechará as portas aos sábados e domingos em PE


A partir da próxima quarta (3), todos os municípios pernambucanos entram em nova etapa de restrições por causa do avanço da pandemia do novo coronavírus. O pronunciamento foi feito pelo governador Paulo Câmara, na tarde desta segunda (1), através das redes sociais do Governo do Estado. Ele anunciou a proibição das atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta. Já aos sábados e domingos, somente serviços essenciais poderão funcionar. Clubes sociais, praias, comércio de rua, mercado públicos, parques e shoppings nos finais de semana deverão ficar de portas fechadas.


“Passamos o final de semana monitorando os dados da pandemia. O trabalho continuou nesta segunda-feira e, infelizmente, o cenário só se agravou, mesmo com a abertura de novos leitos de UTI. Estamos agora com 93% de ocupação em nossos leitos de terapia intensiva, e nada aponta para a melhora desse quadro. A contaminação e a hospitalização decorrentes da Covid-19 estão em aceleração, e precisamos reduzir o contato social para frear essa escalada dos números”, afirmou Paulo Câmara, lembrando ainda que supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina e serviços de delivery e pontos de coleta dos restaurantes permanecerão funcionando.


Segundo Câmara, as medidas são válidas até o dia 17 de março. Com relação às praias, será permitida nos fins de semana apenas a prática de atividades esportivas individuais. Os jogos do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste poderão acontecer normalmente, sem a presença de público. As igrejas e templos religiosos devem seguir o protocolo, podendo funcionar das 5h às 20h, de segunda a sexta, mas fechados nos fins de semana. As novas medidas ampliam as restrições estabelecidas na semana anterior, inicialmente, para três regionais de saúde.