sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Limoeiro recebe 790 doses para vacinar novo grupo de idosos e profissionais de saúde



O município de Limoeiro recebeu no fim da tarde dessa quinta-feira (25) mais 790 doses de vacinas contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, são 540 doses da AstraZeneca/Oxford para iniciar a vacinação dos idosos de 80 a 84 anos. Outras 50 unidades da mesma fabricante serão destinadas para concluir a imunização de todos os idosos a partir dos 85 anos. Limoeiro também recebeu 200 doses da Sinovac, também chamada de “Coronavac”, para imunizar mais profissionais de saúde.


As aplicações começam nesta sexta-feira (26) no mesmo formato adotado no início da campanha: idosos no domicílio e trabalhadores de saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com a coordenação local do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Limoeiro já havia recebido 2.246 doses, sendo 1.616 da Sinovac e 630 da AstraZeneca. Até essa quinta (25), 563 trabalhadores de saúde havia sido vacinados com a primeira dose, enquanto 360 com as duas aplicações recomendadas.


“O município recebeu 630 doses para vacinação dos moradores com mais de 85 anos. Cada frasco vem 10 doses, mas pode chegar a render 11 ou 12 doses. Por isso, vacinamos 685”, explicou a secretária de Saúde, Paloma Sonaly. De acordo com a ela, previamente os “postos de saúde” realizaram o mapeamento dessa faixa etária. Sonaly esclareceu ainda que o formato drive-thru não foi adotado para não penalizar as famílias que não dispõem de veículo, além de evitar o possível desperdício de doses por conta do tempo de espera de uma aplicação para outra.