Surubim inicia operacionalização do plano de vacinação contra a Covid-19

Foto | Prefeitura de Surubim - Assessoria

A prefeitura de Surubim iniciou a operacionalização do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. De acordo com o Governo do Estado, as vacinas devem chegar aos municípios pernambucanos no dia 25 de janeiro. Diante dessa informação, a prefeita Ana Célia (PSB) reuniu na tarde desta segunda (11) a equipe da secretaria de Saúde para o planejamento da imunização da população, que será inicialmente com os grupos prioritários estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).


“Pensando na garantia dos insumos necessários para o processo de vacinação, a prefeitura realizou a compra de seringas e agulhas para a aplicação da vacina na população-alvo do município, além da aquisição de uma segunda câmara fria para conservação de vacinas”, revelou Ana. “Todas as equipes de saúde estão engajadas, montando um plano operacional de imunização para que Surubim esteja pronta para receber a vacina, assim que for disponibilizada”, pontou a prefeita.


Apesar da previsão dada pelo governo estadual, ainda não há data confirmada para o início da vacinação. As primeiras doses devem começar chegar a Pernambuco no dia 20 deste mês. Em reunião virtual realizada na manhã desta segunda com os representantes das prefeituras, o Governo de Pernambuco informou que as vacinas serão distribuídas para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), responsáveis por direcionar as doses para os municípios. Os imunizantes utilizados serão a CoronaVac e a vacina da Pfizer.


A primeira etapa da vacinação vai priorizar os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente contra o coronavírus. Povos indígenas, pessoas a partir dos 75 anos e idosos a partir dos 65 anos que estão em instituição de longa permanência também estão dentro da etapa inicial. No site da SES, o leitor pode conferir o cronograma completo das demais etapas do plano de vacinação e os respectivos grupos, além das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Estado em parceria com os municípios. Clique neste link e confira mais detalhes.