sábado, 16 de janeiro de 2021

Coluna Política | Controle Popular, uma ferramenta de cidadania

Imagem registrada antes da pandemia de Covid-19

Criado neste início de ano, o projeto Controle Popular surge como mais uma ferramenta de cidadania. Digo: "Muito se cobra, pouco se sabe". Sendo assim, o projeto vai permitir aos internautas o conhecimento sobre como fazer para acompanhar e fiscalizar os gastos do dinheiro público. O advogado idealizador André Quirino (primeiro plano da foto) iniciou o trabalho utilizando as redes sociais, mas ele já planeja, brevemente, conteúdos comercializados em plataforma de ensino a distância com cursos, palestras, disciplinas isoladas, vídeo aulas e material em PDF.


Todo o cidadão pode ter acesso às informações dos governantes? Quais informações devem ser publicadas? Como o cidadão pode obter essas informações? O que fazer quando o governante se recusa a prestar esclarecimentos? Perguntas dessa natureza são algumas que são respondidas pelo Controle Popular. Nas páginas do projeto (Facebook e Instragram), o seguidor também pode obter detalhes sobre o quanto entra e sai dos cofres públicos, entender como ocorrem as arrecadações, enfim, ter conhecimento sobre o que é do povo. Vale a pena seguir e interagir.


Pedido – Partidos de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciaram que vão pedir o impeachment dele. O documento está assinado pelos representantes dos partidos Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT. Como justificativa, os parlamentares citam o colapso da saúde em Manaus. As legendas somam 119 deputados. Há outros 50 pedidos de retirada de Bolsonaro do comando do país. O próprio presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), “apimentou” ao dizer que será impossível não debater o assunto no futuro.


Amenizou – Presidente estadual do Partido Social Brasileiro (PSB), Sileno Guedes disse à Folha de Pernambuco que o Partido dos Trabalhadores (PT) permanece na Frente Popular. A declaração foi dada depois que partido da estrela entregou os cargos comissionados que ocupava no Governo do Estado, inclusive, secretaria de primeiro escalão. Mesmo Guedes tentando apaziguar o clima tenso entre PSB e PT, reina a insatisfação com o “antipetismo” pregado pelos socialistas na última campanha eleitoral.


Rápidas


Na estrada – A deputada estadual Gleide Ângelo (PSB) iniciou uma série de visitas aos municípios pernambucanos. Em Limoeiro e João Alfredo, a delegada esteve com os prefeitos para debater ações de empoderamento feminino e combate à violência contra a mulher. Gleide tem aproveitado para prestar contas do mandato com a distribuição de material publicitário. 


Sem alinhamento – Após a reeleição da prefeita Judite Botafogo (PSDB) em Lagoa do Carro, os grupos de oposição seguem sem alinhamento. A divisão na última campanha entre Tota (PP) e Zé Luís (PSC) facilitou a vida da professora. Recentemente, suplentes que estavam no palanque de Tota seguiram para o grupo de Zé. E assim segue a oposição: sem “denominador comum”.


O povo quer saber – O presidente da Câmara dos Deputados vai mesmo pautar o pedido de impeachment de Bolsonaro?