terça-feira, 10 de novembro de 2020

Salgadinho tem um dos menores quantitativos de candidatos a vereador em PE


Com um total de 7.300 eleitores, Salgadinho, no Agreste, é um dos municípios com o menor número de candidatos a vereador de Pernambuco. Com nove vagas para o Poder Legislativo, apenas 20 candidaturas estão na disputa deste ano, uma média de 2,2 candidatos por cada vaga. Na última eleição municipal foram 23 concorrentes. Dos nove atuais vereadores, oito concorrem à reeleição.


Mas tem município com quantidade ainda menor de candidatos proporcionais. Por exemplo, Salgadinho fica atrás de Solidão, no Sertão. Com 5.422 eleitores aptos, o município sertanejo tem apenas 16 candidatos para nove vagas de vereador, ou seja, matematicamente, são menos de dois candidatos disputando uma vaga. No pleito de 2016, foram 21 nomes registrados nas urnas.


O município de Itacaruba, também no Sertão, tem o menor colégio eleitoral do Estado com 4.237 eleitores. Mas o número de candidatos a vereador é maior do que em Salgadinho e chegou a 22 na Eleição 2020. Lá também são nove cadeiras. E no município de Jupi, no Agreste Meridional, mesmo com candidatura única para prefeito foram registrados 25 nomes para na corrida pelas nove vagas na Câmara Municipal.