domingo, 22 de novembro de 2020

Coluna Política | Chaparral "carimba passaporte" para disputar vaga na Alepe


Faltando pouco mais de um mês para repassar o comando da prefeitura de Orobó, o prefeito Cléber Chaparral (PSD) focará os olhares para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Na vida política dele, 2022 já começou a ser trabalhado. As vitórias de Biu Abreu (DEM) em Orobó, Juliana de Chaparral (DEM) em Casinhas e Janjão (PL) em Bom Jardim “carimbaram” de vez o “passaporte” de Cléber para disputar uma das cadeiras de deputado estadual.


Inegável a ousadia política. Se as campanhas de Orobó e Casinhas não tivessem sucesso, seria um “banho gelado”. Mas, como o resultado foi positivo, Chaparral deverá chegar com capital político na próxima eleição. Ele soube escolher o deputado federal (Fernando Filho – DEM) na hora certa. O volume de recursos direcionados ao município transformou-se em obras; consequentemente, em aprovação e, por tabela, em votos. O trabalho refletiu até em Casinhas.

 

Na equipe – O prefeito eleito de Limoeiro, Orlando Jorge (Podemos), lamentou a derrota do vereador Bau da Capoeira (Podemos), o qual obteve menos da metade dos votos conquistados em 2016, quando foi o mais votado do pleito. Mas Orlando revelou na Rádio Jornal que o capoeirista estará na equipe dele. Não afirmou que será o secretário municipal de Infraestrutura, porém, garantiu que estará atuando nos serviços urbanos.

 

Indefinições – A derrota de Juliana Chaves (PSB) na disputa pela prefeitura de Feira Nova, com uma diferença de mais de três mil votos, abalou a estrutura da oposição. Foi a segunda - e consecutiva - para Danilson Gonzaga (PSD). Nos bastidores, gira a incerteza de quem terá o papel de liderar o grupo adversário na Terra da Farinha. Essa interrogação precisa de uma resposta rápida, pois, se ficar aparecendo só em tempo de eleição, a diferença de votos pode aumentar.

 

Rápidas

Limoeiro – Vereador reeleito, Ronaldo Só Zoeira (PP) confirmou que terminou a campanha rompido politicamente com o prefeito Joãozinho (sem partido). Pelo visto, as disputas internas da Frente Popular foram bem acirradas.

 

Gravatá – Padre Joselito (PSB) desbancou a “tradição” e, com mais de seis mil votos de diferença, venceu o prefeito Joaquim Neto (PSDB). O socialista foi uma das grandes apostas dos palacianos. Na TV Jornal, o padre disse que vai priorizar a saúde.


Passira – Eleito com expressiva votação, Severino Silvestre (PSD) tem experiência de sobra para não cometer os mesmos erros da primeira gestão. Ele precisa zelar por mais um voto de confiança dado pela população.

 

O povo quer saber – Em Limoeiro, Marcelo Motta (Avante) será a prioridade política do Palácio do Campo das Princesas?