quinta-feira, 27 de agosto de 2020

MPPE alerta conselheiros tutelares de Bezerros sobre propaganda eleitoral


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria Eleitoral de Bezerros, emitiu recomendação para que os conselheiros tutelares evitem propaganda eleitoral nas dependências da sede do Conselho Tutelar. Ainda no documento, o MPPE também orienta que não utilizem indevidamente as estruturas do Conselho para a realização de atividades político-partidárias.


“Embora não seja vedada a livre manifestação político-partidária por membro do Conselho Tutelar, o MPPE entende que a discrição e o comedimento são práticas fundamentais para o exercício dessa livre manifestação, tendo em vista a natural não individuação entre a função de conselheiro tutelar e a pessoa”, diz a recomendação publicada na íntegra no Diário Oficial Eletrônico do MPPE.


Para evitar excessos em manifestações político-partidárias de membros do Conselho Tutelar e a implicação de condutas passíveis de punição, o MPPE recomendou também que os conselheiros evitem participar de passeatas, carreatas ou manifestações correlatas que o identifiquem como conselheiros tutelares bem como evitem manifestações de apoio a candidatos em redes sociais. O MPPE vem emitindo diversas recomendações semelhantes a conselheiros de todo o Estado.