Após rejeição de contas, Cido reafirma pré-candidatura a prefeito de Machados


A mesa diretora da Câmara de Vereadores de Machados colocou em votação a prestação de contas do ex-prefeito Cido Plácido (PL), referente ao exercício de 2012, na reunião da última terça (4). Apesar de o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) ter indicado que a prestação fosse aprovada com ressalvas, a maioria dos parlamentares optou pela reprovação. Com votação secreta, conforme determina o regimento interno, foram registrados sete votos favoráveis pela rejeição e dois contrários.


Os nove atuais vereadores participarão da sessão: Andressa Plácido, Antônio de Paizinha, Luciano, Manoel de Deda, Naldo Marcolino, Rogério, Santos, Silvinho e Sílvio Borba. O resultado será encaminhado ao TCE, Ministério Público de Contas (MPC) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A notícia da rejeição gerou repercussão na “Terra da Banana” diante da possibilidade dele ficar inelegível e não disputar a eleição deste ano. Em nota postada em suas redes sociais, o ex-prefeito declarou que a decisão do Poder Legislativo não o deixará de fora da disputa e reafirmou a sua pré-candidatura a prefeito. Confira a nota na íntegra:


“Em relação à rejeição das contas por parte da Câmara de Vereadores de Machados, informo que continuo ficha limpa, pois não houve nenhuma irregularidade grave, e que o próprio parecer do Tribunal de Contas foi pela aprovação. Há inclusive, vasta jurisprudência da Justiça Eleitoral que garante o direito de candidatura e o fato ocorrido não me torna inelegível, qualquer afirmação neste sentido é FALSA.


A própria Lei da Ficha Limpa estabelece que para se tornar inelegível é necessário que as contas tenham sido rejeitadas por irregularidade incorrigível que configure ato doloso de improbidade administrativa, o que não é meu caso, pois as contas tiveram parecer pela aprovação pelo TCE.


Deste modo, não será a decisão da Câmara de Vereadores, que é um julgamento político, que me tornará inelegível. Tenho total convicção que meu registro de candidatura será deferido pela justiça eleitoral, ratificando o meu compromisso com a seriedade e honradez. Nossa liderança em todos os cenários das pesquisas internas tem abalado os adversários, que jogam sujo, propagando fake news e mentiras, demonstrando medo da nossa pré-candidatura, que a cada dia recebe mais apoiadores”.