quinta-feira, 2 de julho de 2020

Diego "Monsenhor" confirma pré-candidatura a vereador: "Quero deixar minha marca"


A cada nova eleição, a palavra “renovação” literalmente é renovada. Dentro do contexto, naturalmente surgem novos nomes no cenário político. Pré-candidatos que serão testados pela primeira vez nas urnas. Alguns carregam a experiência dos bastidores de uma campanha, enquanto outros atuaram como cabos eleitorais. O município de Limoeiro não foge à regra. Prova disso é a notícia da pré-candidatura a vereador de Diego Farias, 29 anos.

Também chamado de Diego "Monsenhor”, ele tentará uma cadeira na Casa Professor Agripino de Almeida pelo Democratas (DEM), partido que integra a base política do pré-candidato a prefeito Orlando Jorge (Podemos). Conhecido pela ativa participação na Paróquia de São Sebastião, Diego concedeu entrevista ao Blog do Agreste e falou sobre o novo projeto. Planos, escolha partidária, ligação com a igreja e experiência política fizeram parte da pauta. Confira abaixo:

BA – O que te levou a despertar o desejo em disputar uma vaga de vereador?

DF – Diante da necessidade de renovação no meio político, que hoje é um clamor em todo nosso povo, recebi diversos pedidos de amigos e pessoas próximas de várias comunidades para que eu disputasse uma vaga para representá-los na Câmara Legislativa de nossa cidade. Pessoas que veem meu trabalho à frente das diversas pastorais da igreja e muito mais conhecem a minha história. É algo novo para mim e não era uma aspiração, mas como entendo que a vaga legislativa é também uma missão, rendi-me a esses pedidos.

BA – O que te fez escolher este partido e grupo político?

DF – É um partido que me enche os olhos pelas figuras políticas que transitaram por ele e que fizeram história, como: Marcos Maciel, um grande estadista; hoje, Rodrigo Maia, que é presidente da Câmara; e até o próprio Juarez, que tem trabalho atestado em sua comunidade. O grupo político que apoio é o de Orlando Jorge, que já atestou sua qualidade à frente da Saúde de nosso município e até este ano estava batendo um bolão à frente da Saúde de Paudalho. É hora de mudança e precisamos repensar um futuro novo para o nosso município.

BA – Você sempre teve uma ligação direta com as atividades religiosas. As pessoas podem o associar à comunidade católica? Você será o candidato da Igreja?

DF – Eu não conseguiria desassociar a minha história das atividades que sempre fiz e, por vez ou outra, liderei na Igreja. Creio que tudo isso me fez ser mais sensível às necessidades mais graves de nosso povo. Eu visito e conheço muitas comunidades e ambas eu conheci pelos óculos da Igreja. Sempre pude partilhar das dores e necessidades que eles passam e precisam. Sobre ser o “candidato da igreja”, não vejo dessa forma, de modo que tenho vários irmãos da Igreja que também são pré-candidatos, mas vejo que venho para reforçar e fazer a diferença como Católico. É minha obrigação e missão.

BA – Qual a tua experiência política para entrar num pleito como candidato?

DF – Para mim, a política não se resume só em um mandato político, de modo que, na política partidária ainda me sinto uma criança. Mas, na política como, a ciência do bem comum é necessário, creio eu, mais do que experiência, é necessário honestidade, compromisso e, sobretudo, respeito pelo povo que deposita em nós sua confiança. Sabendo de todos os desafios que terei pela frente, espero ter somente a fé e a coragem necessárias para enfrentá-los em favor do bem de nossa cidade.

BA – Falam muito em renovação política. Você considera-se renovação? O que seria renovar politicamente?

DF – Preocupo-me muito em não ser comparado a uma novidade, quero, de fato, ser uma renovação, pois novidades passam e eu quero deixar de fato minha marca. Renovação tem sido uma palavra muito dita e usada no meio político, porém, tem caído na banalidade diante do que tem sido apresentado pelas más práticas políticas que vemos todos os dias em nossos jornais. Renovar, para mim, vai além de trocar nomes, é necessário que nossa Câmara Legislativa seja comprometida com o bem comum de nosso povo, que lute pelas conquistas que nossa gente tanto precisa. Limoeiro está deixando de ser o berço de nossa gente pela falta de oportunidades, nossos jovens precisam de trabalho. Falta saneamento, falta calçamento e tantas coisas essenciais. Ser renovação é fazer com que as pessoas sintam-se representadas e essa será a minha bandeira.