sexta-feira, 17 de julho de 2020

Coluna Política | A corrida pelas 15 cadeiras em Limoeiro


A Câmara de Vereadores de Limoeiro dispõe de 15 cadeiras. Dos atuais parlamentares, todos são pré-candidatos à reeleição. O fato não ocorria há algumas legislaturas, e o cenário mostra que os veteranos e os de "primeira viagem" não planejam “pendurar as chuteiras”. Oito nomes estão na base do prefeito João Luís (PSB) e sete divididos em dois grupos de oposição, sendo cinco com Orlando Jorge (PODE) e dois com Rosejara Ramos (SDD). Os pré-candidatos Marcelo Motta (Avante) e José Quirino (PTC) não contam com vereadores de mandato em seus grupos.

Além desses, centenas de pré-candidatos também entram na corrida eleitoral deste ano. Na lista, alguns que já subiram na tribuna da Casa Professor Agripino de Almeida e tentarão voltar. Outros são velhos conhecidos das disputas, mas que nunca sentiram o sabor da vitória. Há também “marinheiros de primeira viagem", além de experientes cabos eleitoras que agora serão testados diretamente. Mesmo com a mudança na Legislação Eleitoral, na qual não há mais a coligação proporcional, o número de postulantes deve permanecer na média do pleito de 2016.

O motivo? No último pleito, foram dois candidatos a prefeito. Agora, possivelmente, serão cinco. Naturalmente, aumentará a quantidade de chapas proporcionais. Para o atual mandato, foram 102 nomes como opções nas urnas. A variação dos votos ficou entre 00 e 1.669. Isso mesmo: ZERO. Dois candidatos não receberam nenhum voto. Outros dois contabilizaram apenas um voto, provavelmente o deles mesmos. Resta ao eleitor aguardar os registros de candidatura para saber quem é quem e, a partir daí, escolher.

Goiana – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), Eriberto Medeiros, declarou apoio à vereadora e pré-candidata a prefeita de Goiana, Olga Sena (PCdoB). O “martelo” da aliança política foi batido diante dos olhos de Cal Volia, ex-prefeito de Itapissuma, votado nas últimas eleições por Olga quando disputou o cargo de deputado estadual. Eriberto demonstrou que "apostará as fichas” na vereadora. Já a pré-candidata sabe da força política e do que pode chegar para sua campanha através do gestor maior da ALEPE.

Água – O deputado federal Danilo Cabral (PSB) decidiu apresentar uma proposta de emenda constitucional para garantir o acesso à água potável como um direito fundamental dos brasileiros. A medida é uma reação aos vetos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a trechos do novo marco do saneamento. Cabral pretende alterar o artigo 5º da Constituição Federal, que trata sobre direitos e garantias fundamentais. Para o socialista, os vetos presidenciais, além de uma quebra de acordo com governadores e parlamentares, representam a “privatização da água”.

Pauta – Ontem, durante a retomada das atividades da Comissão Especial da Reforma Tributária, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) convidou o ministro da Economia, Paulo Guedes, para apresentar à Casa Legislativa o texto que está sendo elaborado pelo Ministério. Costa, que está no exercício da liderança do partido, foi objetivo ao declarar que deseja uma audiência pública para construção de pontos de forma conjunta com União e Congresso. O pernambucano tem aproveitado a liderança para carimbar seu nome nos corredores de BR.

Rápidas

Mergulhando – O nome da ex-nadadora Joana Maranhão segue na cota do PSB para disputar uma cadeira de vereadora na capital. Atualmente, ela comanda a Gerência de Rendimento da Prefeitura do Recife. Quando questionada sobre candidatura, Joana não confirma nem descarta.

Reação – Mendonça Filho (DEM) elogiou a sanção do marco do saneamento e criticou o PT e o PSB pelos votos contrários ao projeto. O ex-governador disse que votar contra os investimentos é votar pela perpetuação da miséria de milhões de brasileiros.

O povo quer saber - Ainda existe a possibilidade da união das oposições em Lagoa do Carro?