Coluna Política | Câmara debate propostas para combater outra "pandemia"


As notícias falsas (Fake News) continuam fazendo novas vítimas e destruindo vidas. No segmento político, diariamente a população tem relatos de casos em todas as esferas. Com a aproximação do período eleitoral, a situação fica ainda mais delicada. Infelizmente, para muitos, criar fatos mentirosos virou estratégia de campanha. Paralelo tem milhares de internautas que disseminam a falsa informação sem ao menos procurar saber a fonte. E o pior: grupos compartilham sabendo que não procede.

Um amplo debate acontece para tentar dar um basta, o que não será nada fácil. Hoje, às 9h, a Câmara dos Deputados retoma uma série de debates sobre a criação de uma lei para combater fake news. Muitas propostas já foram apresentadas, mas tudo segue sem um denominador comum. Inclusive, um Projeto de Lei do Senado cria medidas de combate à disseminação de conteúdo falso nas redes sociais, e é a partir daí que começam os embates.

O assunto tem provocado polêmica nos corredores de Brasília, pois os favoráveis cobram ações para colocar um “ponto final” no financiamento de notícias falsas, enquanto os contrários dizem que as medidas podem gerar censura. Atualmente, aproximadamente 50 projetos de lei sobre a temática tramitam na Câmara. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defende a criação de um texto que mantenha a liberdade de expressão, mas que também puna os que usam as redes sociais indevidamente.

Imagem Arranhada – Em menos de uma semana, três gestões do Partido Socialista Brasileiro (PSB) foram alvos de operação das polícias Civil e Federal em Pernambuco: Tamandaré, Paulista e Recife. Apesar de tudo ainda estar sendo investigado, a imagem do partido foi afetada diretamente. Quanto aos prefeitos Sérgio Hacker, Júnior Matuto e Geraldo Júlio, respectivamente, a legenda não tomou nenhum posicionamento ético. Com uma eleição batendo à porta, os socialistas vão precisar trabalhar dobrado para sair melhor na “foto”.

Elas – O PSD Pernambuco tem fortalecido o quadro feminino em todo o Estado. Isso não é de hoje. O partido está colocando, nesta eleição, centenas de nomes nas disputas majoritária e proporcional. Um exemplo vem de Taquaritinga do Norte. A representante do PSD Mulher, Grasi, é uma das grandes apostas da legenda na corrida por uma das cadeiras da Câmara de Vereadores. Durante LIVE com o presidente estadual do partido, deputado federal André de Paula, a pré-candidata defendeu a ampliação do espaço feminino na política.

Rápidas

Carnaíba – Com o aval do Podemos, o vereador Gleybson Martins segue articulando sua pré-candidatura a prefeito. Ele esteve com o presidente estadual do partido, deputado Ricardo Teobaldo, para debater ações pontuais. O deputado estadual João Paulo Costa também participou do encontro.

Recife – Liderando as pesquisas, a pré-candidata Marília Arraes (PT) tem utilizado as redes sociais com inteligência para debater a capital. Ontem, no Instagram, ela participou de LIVE com o gestor público e ativista Felipe Cury. A deputada “batizou” o debate de Recife Cidade Inteligente.

O povo quer saber – O PSB dará a vice ao PT na eleição de Limoeiro?