Coluna Política | "Auxílio emergencial" para os geradores de empregos


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que mais de meio milhão de empresas fecharam as portas, em junho, reflexo da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Algumas paralisaram as atividades temporariamente, outras em definitivo. O cenário pede urgentemente uma espécie de auxílio emergencial para os empresários, principalmente, do comércio varejista, base da geração de empregos no país, os quais ficaram sem faturar nada durante quase quatro meses.

Os senadores estão cobrando mais agilidade por parte dos bancos na concessão de crédito para microempresários. Sem falar na tal burocracia. Todos sabem que o “dedo” do governo tem muita força para que as coisas aconteçam. Existe o fundo de crédito aprovado, mas apenas para garantir os empréstimos, contudo, as instituições estão evitando usar o próprio dinheiro. Observo que os bancos deveriam emprestar do dinheiro deles, inclusive, tem e é líquido. Vale lembrar que existe o fundo garantidor. Ah, e tudo isso pra “ontem”. Empresas fechadas significa aumento do desemprego, consequentemente, proliferação da miséria.

Limoeiro – O prefeito João Luís (PSB) realizou uma série de nomeações para cargos comissionados neste mês. De acordo com o Diário Oficial dos Municípios, cinco foram para a estrutura do gabinete do chefe do executivo e oito para funções disponíveis nas secretarias, totalizando 13. A publicação ocorreu no início da segunda quinzena, mas parte dos comissionados teve a data do exercício na função retroativa ao dia primeiro. A crise provocada pela pandemia parece que passou longe. Os funcionários efetivos sem aumento deverão ficar bem “simpáticos”.

Regional – Hoje, o PTB Pernambuco inicia uma série de debates pela internet com as comissões municipais para alinhar a caminhada eleitoral deste ano. Os encontros terão a participação do presidente de honra do partido, ex-senador Armando Monteiro, e do presidente estadual, ex-deputado José Humberto. Por conta da mudança no calendário eleitoral, o PTB pretende remontar o plano de ações em todas as regiões do Estado. Serão dois dias debates com gestores, lideranças e pré-candidatos de cada macrorregião. É quase um reinício para o partido em alguns torrões pernambucanos.

Rápidas

Parceria – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP), declarou apoio ao pré-candidato a prefeito de Itaquitinga, Sinésio Monteiro (PP). Apesar de articulado e inteligente, o professor precisa somar apoios locais para que o projeto político "tome corpo". 

Operação – O prefeito de Orobó, Cléber Chaparral (PSD), iniciou, ontem, uma operação "tapa-buraco" na PE-88. A responsabilidade seria do Governo do Estado, mas o gestor disse que o povo cansou de esperar. Com pré-candidato do PSB na cidade, o governo Paulo Câmara ainda não reagiu no tocante às estradas.

O povo quer saber – Janjão (PL) anunciará nome técnico ou político para sua compor sua chapa em Bom Jardim?