Coluna Política | Ausência que reflete nos prefeitos aliados

Foto | SEI - Divulgação
Candidato mais votado e com expressiva diferença de votos com relação ao segundo colocado em muitos municípios do Agreste Setentrional, o governador Paulo Câmara (PSB) precisa estar mais presente na região com obras estruturadoras, que estimulem o desenvolvimento econômico, e com ações prioritárias para melhorar a vida das pessoas. Notoriamente, o governador tem feito o “feijão com arroz”. A falta do algo a mais reflete nos prefeitos aliados que, aos olhos do povo, mostram-se sem prestígio e sem força política.

Recentemente, Câmara autorizou a obra de acesso ao Distrito Industrial de Limoeiro. Inegável a importância do passo dado para a economia regional, porém, as obras de expansão da água e do gás natural, além da melhoria na rede elétrica, estão longe de torna-se realidade. Sendo realista, vai demorar ouvir falar em primeiro emprego gerado pós DI. A sociedade espera que o Distrito não seja apenas uma obra parcialmente inaugurada em tempo de campanha eleitoral. Que a pandemia atrapalhou o andamento do processo não posso negar, mas, ao mesmo tempo, lembramos que tudo isso se arrasta há anos.

Falando de saúde e estradas, as reclamações são constantes. O Hospital Regional de Limoeiro “respira com ajuda de aparelhos”. As estradas parecem “tábuas de pirulito”. O acesso aos municípios de João Alfredo e Machados é de tirar a paciência dos motoristas. Fora os prejuízos materiais. E um detalhe: os dois prefeitos são aliados. A PE-88 cansou de tantas ordens de serviço. O futuro Centro de Artesanato de Limoeiro continua com o status de obra inacabada. Sempre existe uma resposta técnica. Mas, quando quer fazer, consegue rapidinho. Desse jeito, será desconfortável o governador pedir votos na região.

Articulando – O ex-prefeito Paquinha tem sido a aposta do Partido Progressista (PP) no município de Macaparana para o pleito de novembro. Para tentar voltar ao comando da prefeitura, ele tem articulado alianças políticas. Eleição 2020 é o prato principal nas três refeições diárias. Esta semana, Paquinha realizou um encontro para alinhar o planejamento do grupo. As presenças do deputado federal e presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, e do deputado estadual Antônio Moraes (PP), motivaram o “quartel”.

Lives – Pré-candidato a prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge (PODE) inicia, na próxima segunda, uma série de lives para debater e coletar propostas para a montagem do seu plano de governo. Durante os debates virtuais, ele contará com a participação de profissionais das temáticas abordadas. Uma fonte ligada ao grupo disse que a primeira será Esportes. Orlando também tem realizado encontros que o mesmo “batizou” de grupos de trabalho. Trabalhadores e técnicos dos setores opinam sobre as ações que devem estar no planejamento do futuro candidato.

Rápidas

João Alfredo – Depois do PSL retirar a pré-candidatura a prefeito e anunciar apoio a Sebastião em João Alfredo, o PT também estará pedindo votos para o nome do grupo da situação. Só não haverá coligação na majoritária, mas uma fonte confidenciou que a aliança foi firmada.

Lagoa de Itaenga – A dobradinha vitoriosa da eleição de 2016 será mantida na disputa deste ano. A prefeita Graça do Moinho (PSB) renovou a parceria e tentará a reeleição acompanhada do atual vice Alexandre Agripino (PODE). Na proporcional, serão três chapas: PSB, Podemos e PDT.

O povo quer saber – O advogado Luís Roberto (PSB) será confirmado como candidato a vice do prefeito Limoeiro?