A deficiência registrada durante a semana na
coleta de lixo do município de Limoeiro segue repercutindo. Na manhã desta
quinta (11), o vereador Robertinho Galvão (PSD) visitou a sede da Vialim,
empresa terceirizada responsável pelo serviço na cidade, e detectou alguns
problemas mecânicos nos equipamentos. Em nota encaminhada a nossa reportagem, o
parlamentar também citou problemas de ordem econômica. “Infelizmente, acredito
que a falha no pagamento da prefeitura tem levado a essa situação”, disse
Robertinho.
O vereador ainda comentou que a empresa tem valores
do exercício anterior para receber do governo municipal. “Importante frisar que
existem restos a pagar do ano passado da prefeitura para Vialim e este ano
ainda não foi identificado nenhum empenho de pagamento a essa empresa, o que
nos faz acreditar que a falha no pagamento é o que tem ocasionado esta situação”.
Galvão adiantou que encaminhará um ofício ao Ministério Público de Pernambuco
(MPPE) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) para que a situação seja
averiguada.
Portal da Transparência – De acordo com
levantamento realizado pela nossa reportagem no Portal da Transparência do
Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a prefeitura de Limoeiro empenhou, em
2019, em serviços prestados pela Vialim, o montante de R$ 1.438.061,62.
Desse total, a empresa recebeu R$ 1.310.746,35. O restante a receber pela
coletora de lixo referente ao ano passado é de R$ 127.315,27. Para este ano, a
nossa reportagem não identificou nenhum empenho no site do TCE.
Resposta - Por meio de nota, a Prefeitura de Limoeiro
disse a nossa reportagem que um dos caminhões da empresa de coleta apresentou problemas mecânicos,
mas que outro veículo já está dando suporte para normalizar o recolhimento do
lixo. No documento, a administração não comenta sobre atraso no pagamento da Vialim. Confira abaixo a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Limoeiro, através da
Secretaria Executiva de Obras, informa que um dos dois caminhões compactadores
da VIALIM (empresa responsável pela coleta de lixo) foi acometido por problemas
mecânicos. Sendo assim, a empresa estava operando com apenas um veículo. Este fato motivou o atraso da coleta de lixo
nos últimos dias em alguns bairros da nossa cidade. A empresa já está contando,
provisoriamente, com dois caminhões para realizar o serviço que outrora era
desempenhado pelo caminhão compactador. A Prefeitura reafirma o seu compromisso com a
população e garante que tudo será regularizado o mais rápido possível”.
Prefeitura Municipal de Limoeiro - Secretaria Executiva de Imprensa e
Comunicação