Coluna da Terça | Nomeação, divergências e desafios na Comunicação


A reativação do Ministério das Comunicações continua dividindo opiniões no Congresso Nacional. O deputado federal Fábio Faria (PSD) foi o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para comandar a pasta. Faria terá a missão de tocar as políticas de telecomunicações, radiodifusão e comunicação, os serviços postais, bem como a publicidade oficial e o relacionamento com a imprensa. Mas para quem prometeu um governo “enxuto”, chegar a 23 ministérios, quando começou com 16, acaba sendo contraditório.

Nos bastidores, defensores do governo afirmam que a decisão de reativar o ministério com uma indicação política e não técnica foi acertada, pois o presidente faz um gesto para os aliados. Já os adversários classificam como uma oferta em troca de apoio. Agora é aguardar como será o comportamento e o desempenho do genro do dono do SBT no comando das comunicações. Um dos principais desafios dele será conduzir a implantação do 5G no país - a quinta geração de internet móvel.

Limoeiro – O ex-prefeito de Limoeiro, Thiago Cavalcanti, utilizou, ontem, sua rede social para afirmar que a gestão do tio dele, João Luís (PSB), terceiriza problemas. A "gota d’água" foi a culpa da impossibilidade de sepultamentos no cemitério da cidade (superlotação) ser atribuída à gestão anterior. Thiago disse no texto que enquanto não pararem de pensar só em política e não ouvirem as demandas do povo para consertar as coisas a gestão vai continuar de mal a pior. O ex-gestor, que esteve em silêncio por longos meses, deixou claro que tudo terá réplica.

Capital 1 – Com uma baixa rejeição, a delegada Patrícia Domingos (PODE) tem utilizado as redes sociais para se apresentar ao eleitorado recifense. Ao mesmo tempo, tem sido implacável na fiscalização da gestão do prefeito Geraldo Júlio (PSB). No último domingo, ela esteve no "Geraldão" e gravou um vídeo denunciando as condições de armazenamento de alimentos que deverão ser distribuídos para população. Segundo ela, o material estava na área externa do ginásio exposto a chuva, sol, sujeira e todo tipo de pragas.

Capital 2 - A deputada federal Marília Arraes (PT) criticou o Consórcio Grande Recife de Transporte por não ter proporcionado uma forma segura de atender aos trabalhadores que estão voltando às atividades. Por tabela, ela disse que falta compromisso de quem está à frente da gestão pública para mudar um sistema de transporte que, segundo ela, favorece donos de empresas e sacrifica usuários. Marília pontuou que toda a dificuldade pelas quais os trabalhadores estão passando é resultado da falta de planejamento das autoridades públicas.

Rápidas

Passira – O nome para compor a majoritária com o pré-candidato a prefeito Silvestre (PSD) ainda não foi definido. A disputa interna está entre os vereadores Ernandinho (PSL) e Dedé da Cerâmica (PSD). Uma fonte revelou ao blog que será feita uma pesquisa antes da convenção.

Paudalho – Entendendo que divididos fica mais difícil encarar a eleição, os pré-candidatos a prefeito Néo Amorim (PDT) e Victor Pereira (PSB) começaram a conversar sobre uma possível aliança política. Um deles deverá enfrentar o atual prefeito Marcello Gouveia (PSD).

O povo quer saber - Qual será o futuro do ministro da Educação?