segunda-feira, 29 de junho de 2020

Coluna da Segunda | O almejado auxílio emergencial mais extenso


Diante das incertezas econômicas provocadas pela pandemia do novo coronavírus, mais de 150 entidades da sociedade civil assinaram um abaixo assinado solicitando que o pagamento do auxílio emergencial seja prorrogado até dezembro deste ano. Um painel que monitora as assinaturas marcava, na última sexta, mais de 120 mil assinaturas. Na Câmara dos Deputados, há protocolos de Projetos de Lei (PL) dessa natureza. O deputado pernambucano Eduardo da Fonte (PP) já protocolou dois.

O PL 2550/20 estende o pagamento do auxílio até 31 de dezembro, enquanto o PL 3023/20 cria um programa social com o pagamento mensal e permanente de R$ 600. Mas, entre o querer e o acontecer há uma lacuna muito grande. O ministro da Economia, Paulo Guedes, alertou que a União pode não suportar. Alguns países até adotaram medidas semelhantes, mas, com a queda na arrecadação, não é tão fácil para o Brasil. Porém, o próprio governo Bolsonaro avisou que deve distribuir mais R$ 1,2 mil em três parcelas. É aguardar para saber até onde a corda aguenta.

Indefinição – A candidatura de Marília Arraes (PT) à prefeitura do Recife segue indefinida. A executiva nacional reafirmou que a petista é o “Plano A”. Mas a direção estadual pediu, ontem, que a decisão seja revista, colocando como prioridade a manutenção da aliança com os partidos da Frente Popular, ou seja, apoiar a candidatura de João Campos (PSB). A “novela” de 2018 repete-se. O principal adversário do PT é ele mesmo.

Gravatá – O prefeito Joaquim Neto (PSDB) tem promovido reuniões com os médicos das Unidades de Saúde para avaliar o quadro do novo coronavírus no município e, assim, tomar decisões pontuais. Gravatá aproxima-se dos 200 casos confirmados e viu, recentemente, o vizinho Bezerros regredir no plano de retomada econômica, inclusive, entrando em quarenta mais rígida.

Olinda – O prefeito Lupércio (SDD) destacou a doação de 9 mil máscaras feita pela A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O professor celebrou a parceria e disse que a atitude motiva. Em Limoeiro, a mesma instituição religiosa fez a doação de mil unidades através de uma campanha promovida pelo SJCC e IJCPM na primeira quinzena do mês de maio. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias vem tendo atuante participação na vida social das famílias, independente de religião.

Rápidas

Limoeiro – O jovem Diego Farias confirmou sua pré-candidatura a vereador de Limoeiro pelo DEM. Vem com forte apoio de amigos da Comunidade Católica. Será sua primeira disputa política.

Bom Jardim – O ex-vereador Natal faleceu ontem no Distrito de Bizarra, onde morava. Ele fez história com o parque de diversão. Casado com a ex-vereadora Cicinha, deixou 4 filhos. Muitos políticos lamentaram a morte.

Passira – O professor Eriston Alves (PSD) tem intensificado sua pré-candidatura a vereador. Mantendo forte ligação com o mundo esportivo, tem cobrado a reabertura da Casa das Juventudes de Passira.

O povo quer saber – Quando vão lembrar que o “pai” da obra da Transposição é o cidadão que paga impostos?