domingo, 21 de junho de 2020

Coluna da Segunda | Exoneração que rendeu indicação para o Banco Mundial


Pouco mais de um ano no comando do Ministério da Educação, o economista Abraham Weintraub deixou o cargo em meio à pandemia, mas não apenas a do novo coronavírus. A passagem dele numa das pastas mais importantes do país foi marcada por desencontros institucionais, embates com outros setores, suspeita de ameaça ao Supremo Tribunal Federal (STF) e erros de português. Abraham não conseguiu projetar um programa educacional de destaque, ou seja, não emplacou sua marca. Durante o período, fez o “feijão com arroz” com alguns “temperos salgados”.

Fora das suas funções diretas, a fala dita em uma reunião ministerial contra o STF mostrou total fidelidade ao presidente Bolsonaro (sem partido), mas, ao mesmo, tempo rendeu-lhe abertura de inquérito e estremeceu ainda mais o relacionamento entre Executivo e Judiciário. Em seguida, sua ida a uma manifestação sem máscara rendeu multa aplicada pelo Distrito Federal, o que parece ter sido a “gota d’água”. Dias depois, veio o anúncio esperado: a saída do governo Bolsonaro. Mas ao final disso tudo ele sorriu e saiu bem na foto. Foi morar nos Estados Unidos com as regalias de sempre e com indicação para cargo de diretor no Banco Mundial.

Olinda – Vereador por quatro mandatos, Jonas Ribeiro é uma das fortes apostas do PSD para as eleições municipais deste ano. Ele esteve no cargo de secretário de Transportes e Trânsito do município até o início deste mês, quando se afastou para ser pré-candidato a vereador pelo Partido Social Democrático. Durante uma live, o deputado federal e presidente estadual do partido, André de Paula, enalteceu o histórico do ex-secretário e conversou sobre diversos assuntos pontuais, passando por Brasília, Pernambuco e Olinda.

Pandemia – O número de mortes provocadas pelo novo coronavírus no Brasil foi lembrado, ontem, pela deputada estadual Tereza Leitão (PT). Em sua página no Facebook, a parlamentar ressaltou que os 50 mil óbitos, além dos casos subnotificados, não podem ser neutralizados. Tereza indagou: “Quantos poderiam ter sido salvos se houvesse respeito à vida?” Ela também disse que os que perderam a vida eram 50 mil com rostos, risos, choros, famílias e planos. Ainda na postagem, a petista pediu a saída do presidente com duas hashtags: #ForaBolsonaro e #Impeachmentjá.

Sinal de Alerta – A quantidade de vereadores e lideranças no grupo, o fator “máquina na mão” e um "batalhão" de contratados defendendo a bandeira têm colocado o prefeito de Salgadinho e pré-candidato à reeleição, Zé de Veva (MDB), como amplo favorito. Mas, com a futura chapa da oposição se formando, é bom ficar atento para que o quase certo não vire frustação. Política é feito futebol, o jogo só termina quando o juiz apita. “Cantar vitória” antes da hora não é recomendável.

Rápidas

Limoeiro – O vice-prefeito Marcelo Motta (Avante) realizará, no dia 25 de junho, um evento político virtual, através das suas páginas nas redes sociais, para apresentar detalhes de sua pré-candidatura a prefeito. Em tempos de pandemia, o agrônomo também tem se mantido longe da polarização negativa.

Boa ação – A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), destacou a doação feita pela rede Assaí Atacadista de 1.500 cestas básicas da para o São João Caruaru Solidário. A programação de lives também será feita através de parceria com a iniciativa privada. O empresariado sempre fazendo a diferença.

O povo quer saber – Até quando o país ficará sem os ministros da Saúde e da Educação?