sexta-feira, 29 de maio de 2020

Fisioterapeuta ensina exercícios para melhorar capacidade respiratória dos idosos


A pandemia do novo coronavírus tem infectado milhares de pessoas e causado muitos óbitos pelo mundo. No enfrentamento à Covid-19, o isolamento social tem sido a principal arma para minimizar os casos da doença e podermos, num futuro próximo, vencer o novo coronavírus. Para os idosos, que fazem parte do grupo de risco e precisam, mais do que nunca, ficar em casa, é necessário manter hábitos saudáveis.

Pensando nisso, a fisioterapeuta Madalena Aureliano traz três tipos de exercícios respiratórios importantes que podem melhorar a capacidade respiratória dos idosos neste período de isolamento. “O primeiro é de inspiração profunda: enche o peito de ar, na sua capacidade máxima, e solta todo esse ar. O segundo é de inspiração sustentada: inspira, sustenta por cinco segundos, e solta o ar pela boca. Já o terceiro, é de inspiração fracionada: inspira três vezes e depois solta o ar”, ensina a fisioterapeuta. Em todos os exercícios, que podem ser feitos de cinco a dez vezes, o idoso inspira pelo nariz e solta o ar pela boca.

Madalena ressalta que, embora seja uma prática que melhora o desempenho respiratório, não se trata de uma prevenção à Covid-19. “As complicações causadas pelo novo coronavírus são maiores e mais graves em nosso sistema respiratório, mas isso (os exercícios) não significa prevenção. É apenas uma dica de exercício para quem está em casa, em tempos de quarentena”, explica.

Apesar de serem recomendados para idosos, os exercícios podem ser feitos por pessoas de todas as idades. A fisioterapeuta Madalena Aureliano está disponível na FisioSerra, em Serra Talhada/PE, considerada uma das 13 melhores clínicas de fisioterapia do Brasil. (Com informações de Messias Amorim – Assessoria)