quinta-feira, 14 de maio de 2020

Emenda de R$ 105 mil visa combater o coronavírus em Bom Jardim


Entre os recursos destinados por meio de emendas parlamentares, o município de Bom Jardim, no Agreste Setentrional, recebeu R$ 105.221 para ações de combate ao novo coronavírus. O valor, que já foi creditado na conta do Fundo Municipal de Saúde, teve a indicação do deputado federal Carlos Veras (PT). Outras 28 cidades, além do governo estadual, também receberam dinheiro do Governo Federal, através de emendas individuais do petista e de bancada direcionadas pelo parlamentar.

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e o Instituto Social das Medianeiras da Paz de Araripina foram instituições filantrópicas contempladas. Em nota encaminhada ao Blog do Agreste, o presidente do PT Bom Jardim, Maciel Santos, disse que o valor direcionado ao município atendeu a um pedido pessoal dele. “Agradecemos ao deputado por atender a nossa solicitação e desejamos que os recursos possam ser bem utilizados pelo poder público municipal para que beneficie diretamente a toda população de Bom Jardim”, disse Santos.

Saiba o que é emenda parlamentar

De acordo com a Constituição, a emenda parlamentar é o instrumento que o Congresso Nacional possui para participar da elaboração do orçamento anual. Em outras palavras é a oportunidade que os Deputados têm de acrescentarem novas programações orçamentárias com o objetivo de atender as demandas das comunidades que representam. Ou seja, é por meio das emendas que Deputados Federais podem influenciar no que o dinheiro público será gasto. No Brasil, quem elabora o orçamento (ou seja, o documento que define quanto dinheiro o governo pretende arrecadar e gastar durante o ano) é o poder Executivo (Presidente, Governadores e Prefeitos). Por isso, a participação direta dos parlamentares nessas decisões é feita por meio das emendas. (Informações do site Plataforma + Brasil)