segunda-feira, 9 de março de 2020

Suspensão da posse dos conselheiros tutelares de Limoeiro completa 2 meses


A suspensão da posse dos conselheiros tutelares eleitos de Limoeiro completa dois meses nesta terça-feira (10). Uma representação feita pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) segue sendo analisada pelo juiz Altamir Clereb. Baseado em provas apresentadas pelos suplentes, o promotor de justiça Francisco Júnior alegou uma série de irregularidades no processo eleitoral, solicitou a anulação do pleito e a convocação de uma nova eleição. Clereb também é responsável pela decisão liminar que determinou a suspensão do ato. 

De acordo com informações obtidas pela nossa reportagem, após a notificação judicial, a prefeitura de Limoeiro apresentou contestação. Os eleitos Gustavo Borba, Nadinho Paz e Ivanize Brauna também apresentaram defesa. Rosa de Nildo e Lúcia Heráclio não se manifestaram. Já os suplentes de conselheiros tutelares concordaram com a representação proposta pela Promotoria de Justiça (anulação e convocação de nova eleição).

O processo retornou ao MPPE para apresentar réplica a contestação. Posteriormente, o juiz decide. A nossa reportagem ainda teve informações de que a prefeitura agravou da decisão que suspendeu a posse e entrou com Recurso junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Uma recomendação inicial emitida pelo promotor com o mesmo teor da representação apresentada ao Poder Judiciário não foi atendida pelo Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente de Limoeiro. 

Atualmente, os conselheiros da gestão anterior seguem nos cargos, também atendendo a determinação judicial. Dos cinco conselheiros tutelares que aguardam a decisão, dois foram reeleitos e seguem nas funções correspondentes ao mandato anterior: Rosa de Nildo e Nadinho Paz. Dois foram nomeados pelo prefeito João Luís (PSB) para cargos comissionados na gestão municipal: Lúcia Heráclio e Gustavo Borba. Enquanto Ivanize Brauna completa a lista.

Relembre - "Uma decisão liminar foi concedida pelo juiz Altamir Clereb, suspendendo a posse dos novos conselheiros tutelares de Limoeiro, que aconteceria no dia 10 de janeiro de 2020, às 8h. O Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente foi notificado pelo oficial de justiça minutos antes da solenidade. A decisão atendeu a uma representação feita pelo MPPE. Com isso, o resultado da eleição não foi homologado até então. O MPPE segue requerendo a anulação da eleição e a convocação de um novo pleito. Caso a decisão fosse descumprida poderia acarretar multa de R$ 100 mil".