domingo, 1 de março de 2020

Aulas de Zumba são oferecidas gratuitamente em Gameleira

Moradores do Distrito de Gameleira, no município de Limoeiro, têm mais uma opção para cuidar da saúde. Todas as segundas e quartas-feiras, das 5h às 6h, serão oferecidas, gratuitamente, aulas de Zumba na praça da comunidade. Os interessados devem realizar a inscrição com "Sassá de Gameleira", responsável pela iniciativa. Os documentos necessários são: Identidade e CPF. De acordo com o idealizador, menores de idade podem participar, mas precisam da autorização de um responsável. As aulas estão programadas para começar no dia 9 de março.

A Zumba é um tipo de atividade física em que são misturados passos de ginástica aeróbica e danças latinas, favorecendo a perda de peso e ajudando a tonificar os músculos, principalmente quando associada a uma alimentação saudável e balanceada. Essa atividade pode ser praticada tanto por crianças quanto por adultos, no entanto, como a Zumba tem um ritmo intenso, o ideal é que comece devagar e o ritmo aumente progressivamente, devendo parar a aula caso a pessoa sinta dores musculares, náuseas ou falta de ar intensa. Além disso, também é importante descansar pelo menos 1 dia entre as aulas de Zumba, já que é nesse período que o músculo cresce e tonifica. 

A atividade também traz os seguintes benefícios: Acelera o metabolismo e emagrece; Combate a retenção de líquidos; Fortalece o coração; Alivia o estresse, pois as aulas são feitas em equipe e com músicas animadas, que liberam o estresse e aumentam o ânimo; Melhora a coordenação motora, pois os movimentos ritmados ajudam a dominar o corpo e coordenar os movimentos; Melhora o equilíbrio, devido aos movimentos que incluem saltos, giros e troca de passos constante; Aumenta a flexibilidade, pois também inclui exercícios de alongamento dos músculos.