segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Sala de medicação do Hospital Regional de Limoeiro é alvo de denúncia


A sala de medicação do Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS), no município de Limoeiro, foi alvo de denúncia nesse domingo (16). O servidor Paulo Neto utilizou as redes sociais para revelar a alta temperatura registrada no ambiente, em decorrência do aparelho de ar-condicionado quebrado há mais de um ano. Através de imagens compartilhadas, ele mostra o termômetro marcando 32 graus.

“E a temperatura na sala de medicação só aumenta. Estamos trabalhando em picos de temperatura de 33 a 34 no início da tarde. Medicação exposta à alta temperatura, onde o máximo aceitável, segundo a ANVISA, é de 30 graus. Isto é um absurdo! A população não merece este engodo seu governador”, postou o servidor.

Nos comentários da postagem, uma servidora também criticou a situação da unidade hospitalar: “E nós, técnicos e auxiliares de enfermagem, somos os que inviabilizam os serviços essenciais". Garanto que o desembargador que suspendeu nosso movimento, se chegasse ao Salsa, ao invés de acabar com a greve, fecharia o hospital”.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a temperatura ideal para conservação em temperatura ambiente é de 15°C a 30°C. "Como não deve passar de 30°C, é bom evitar que o medicamento permaneça nessa temperatura, porque qualquer variação pode ir para fora da faixa", explica informativo da ANVISA. A Resolução RE 01/2005 possui uma tabela com as condições de armazenamento e os estudos de estabilidade.

A nossa reportagem entrou em contato com a Superintendência de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) na manhã desta segunda-feira (17). Como resposta, a direção do Hospital Regional de Limoeiro informou que tem realizado todos os trâmites legais necessários para resolver a situação. (Atualizado às 10h55).