quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Coluna Política | Quarta-feira de cinzas e da realidade


O Carnaval foi uma ótima oportunidade para que velhos e novos conhecidos da Política pernambucana pudessem se aproximar dos eleitores. Nunca se vê tanta simpatia como em tempo de folia. Faz parte da "cultura". Abraços suados, acenos intermináveis, sorrisos estampados e selfies nas mais variadas posições. Arriscaria que tudo isso é "regra" da pré-campanha. Eles sabem que é hora de começar a “vender o peixe". Em tempo eleitoral, político gosta de gente, e gente é o que não falta nos quatro cantos das festividades carnavalescas do Estado. Portanto, estranho é não os encontrar. Em sua maioria, quase sempre acompanhados de uma comitiva, que na linguagem popular leva outro "adjetivo".

Mas, sempre é bom refletir. Não fiquemos apenas no abraço e na simpatia. Que a mesma disposição para desfilar nos blocos seja para cobrar melhorias para as mazelas sociais que aumentam a cada dia. Que os milhões investidos nas festas populares também sejam nos hospitais, na segurança, no transporte público e na educação. Sou super a favor do investimento na cultura popular e da valorização dos artistas da terra, que, infelizmente, quase sempre ficam com o cachê para receber depois. Mas, sejamos realistas e inquietos para mostrar que tudo está muito longe do ideal. Que os legislativos visitem escolas e hospitais. Que os executivos priorizem. Que o povo saiba votar!

Lagoa de Itaenga - Pelo andar da carruagem, a disputa caminha para ficar entre a prefeita Graça do Moinho (PSB), que tentará a reeleição, e o vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Epifânio (PR). Durante o Carnaval, a polarização ficou nítida. Vez ou outra, o nome do ex-prefeito Lamartine Mendes (PTB) é lembrado, mas a ausência dele no dia a dia da cidade o tem colocado longe da possibilidade. Sem a atenção desejável do Palácio do Campo das Princesas nos três anos de gestão, a prefeita deixou bem claro para o ninho socialista que sua permanência no partido depende do olhar do governador para o município.

Recife - "É frevo do lado esquerdo do peito". A frase que estampou as redes sociais da deputada federal Marília Arraes (PT) deu o tom da agenda carnavalesca da pré-candidata à prefeita do Recife. A petista circulou pelos polos e chegou a visitar as vizinhas cidades de Olinda e Camaragibe. O slogan personalizado para o Carnaval 2020 é derivado do lema da futura campanha dela (Recife do lado esquerdo do peito), divulgado na semana pré-carnavalesca. Rifada em 2018, quando desejava disputar o Governo do Estado, Marília parece mais confiante da sua candidatura, ainda mais após declaração dada pelo ex-presidente Lula em entrevista a UOL, quando disse que o PT deve lançar a neta de Arraes para prefeitura da Capital pernambucana.

Rapidinhas

Limoeiro 1 – Filiado ao Avante, o vice-prefeito Marcelo Motta voltou a garantir ao Blog que será candidato a prefeito este ano. O partido integra a base do governo Paulo Câmara (PSB). Indagado se não poderia ter a candidatura rifada, já que a Frente Popular tem o projeto de tentar a reeleição de João Luís (PSB) na cidade, ele assegurou que não. Será que o nome de Marcelo começa a ser tratado como mais uma opção do Palácio do Campo das Princesas?

Limoeiro 2 – O presidente do Avante em Limoeiro, Edvan Fragoso, disse na Rádio Jornal que o partido não aceita político de mandato para disputar as eleições proporcionais. Por outro lado, o pré-candidato a prefeito Marcelo Motta, recém filiado à sigla, tem articulado o ingresso de alguns vereadores. Caso algum parlamentar queira tentar a reeleição pelo Avante, como ficará a relação Marcelo x Edvan? Quem terá mais força no partido?

O povo quer saber – Qual será o palanque escolhido pelo presidente da Câmara de Vereadores de Limoeiro?