quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Lapenda defende sociedade mais participativa nas questões políticas


A efetiva participação da sociedade nas decisões políticas, no controle dos gastos públicos e no combate à corrupção. Essas pautas têm sido debatidas com maior frequência nos últimos anos entre os brasileiros. Não como deveria. Grande parte da população ainda está longe do debate por inúmeros fatores. Alguns pela falta de conhecimento, outros pelo desinteresse e muitos pela dependência da máquina pública, ou seja, pelo "apadrinhamento político" que exige o silêncio forçado. Com o olhar para essa linha de atuação, o advogado Marcelo Lapenda tem sido presença constante nos eventos que debatem a esfera pública.

Recentemente, o advogado, que também ocupa o cargo de vice-presidente da OAB Limoeiro, esteve numa palestra realizada no auditório de universidade com polo em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Idealizada pela ONG Liberdade PE, o evento contou com a delegada Patrícia Domingos como palestrante do tema: O controle social e o papel do cidadão fiscalizador. A delegada ganhou notoriedade ao presidir operações de combate à corrupção na extinta Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp). Celebrada pela população pernambucana, Patrícia é cotada para disputar o cargo de prefeita do Recife. 

Na sua página no Facebook, Marcelo Lapenda reproduziu uma frase da delegada como destaque: "A política dá a população o que ela recebe da população: pouca importância." Ele é o diretor Jurídico da ONG Liberdade e tem sido multiplicador das ações da Organização. "Quanto mais desinteressados existam, mais escondida a corrupção será", comentou Lapenda. A ONG visa renovação politica em Pernambuco e livre mercado. Defende um Estado mais seguro com menos impostos e com liberdade para empreender e gerar empregos. Em sua missão, ela combate à corrupção, ineficiência administrativa, demagogia, paternalismo, populismo, conluios e privilégios.