sábado, 4 de janeiro de 2020

Coluna do Sábado | Comportamentos que refletirão nas urnas em 2020


A disputa pelas 15 vagas de vereador no município de Limoeiro promete ser uma das mais disputadas das últimas décadas. Nenhum dos atuais 15 parlamentares descartou a possibilidade de tentar a reeleição. Na opinião popular, há um notório desgaste. É só andar pelas ruas da cidade, sentar alguns minutos na Praça da Bandeira ou bater uma pelada nas quadras e campos para sentir o teor da insatisfação. Ganhar uma disputa não é nada fácil, mas tentar ganhar novamente poderá ser ainda mais complicado.

Alguns vereadores mudaram de grupo político antes mesmo de sentar na cadeira, outros "pularam" de lado durante o mandato e teve quem saiu da situação para se tornar oposição. Tudo isso será analisado pelo eleitor que vota sem dependência, sem amarra. Polêmicas também marcaram a legislatura, a exemplo do primeiro voto de repúdio contra um prefeito na história política do município e a “quebra de braço” entre situação e oposição para conseguir uma audiência pública com o gestor municipal.

Foram três anos bem movimentados. 2020 promete efervescência nos corredores e plenário da Casa Professor Agripino de Almeida. Ah, também acredito que tem vereador pensando qual rumo tomar. A escolha poderá ser decisiva nas urnas. E fora de todo esse contexto, vale lembrar os potenciais pré-candidatos que seguem em ritmo acelerado, além daqueles que já ocuparam o cargo e pretendem voltar, sendo detentores de considerável "musculatura" política. É aguardar!

Crítica – A deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) utilizou as redes sociais para comentar sobre o partido de esquerda PCdoB. “A esquerda está escondendo sua real face. O povo acordou! PCdoB - Partido Comunista do Brasil - vai mudar seu nome e retirar o vermelho de sua bandeira”, postou a parlamentar ao compartilhar um vídeo onde o marido dela tecia comentário com o mesmo teor. A líder da minoria na Câmara, deputada Jandira Feghali (PCdoB), desmentiu o fato durante entrevista ao site UOL.

Na ativa – O secretário executivo de Obras Urbanas da prefeitura de Limoeiro e suplente de vereador, Rodrigo de Duda (PV), sempre tem o nome lembrado quando o assunto é candidatura a vereador. Noto que ele está longe dos holofotes por conta da ciumeira política. A “cabeça” do secretário foi pedida várias vezes ao prefeito, que segurou o tombo e o manteve no cargo. Com sabedoria, Rodrigo soube silenciar sem esmorecer, mas na hora certa será um importante nome no palanque da gestão. Caso chegue lá, não será surpresa.

Rapidinhas

Possibilidade – Nomes de dois comerciantes de Limoeiro foram citados como possíveis candidatos a vice de Marcelo Motta (PSB). Indagado por este colunista, Motta disse que nenhuma possibilidade será descartada, desde que seja pra somar.

Indecisão – O deputado federal e pré-candidato a prefeito do Recife, Raul Henry (MDB), cada vez mais dá sinais de distanciamento da Frente Popular. Contudo, ele fica notoriamente na dependência do rumo que o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) tomará.

O povo quer saber – Quais secretários de Limoeiro deixarão os cargos para disputar as cadeiras da Câmara de Vereadores?