quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Coluna da Quarta | Contagem regressiva para as Eleições 2020


Os fogos explodiram no céu anunciando a chegada do novo ano. Sinal de que também começou a contagem regressiva para as Eleições 2020. O pleito municipal sempre é mais participativo e acalorado por conta da proximidade do candidato com o eleitor. A dependência da estrutura e dos cargos existentes nas prefeituras é outro fator que colabora para o acirramento da disputa. O cenário para as vagas nas câmaras de vereadores não é tão diferente. É a velha frase simples e objetiva: “Quem está dentro não quer sair e quem está fora quer entrar”.

Diante de tudo isso, o eleitor segue sendo o principal protagonista na eleição. Ele tem o poder do voto, ou seja, o poder de decisão. Não querendo ser pessimista, mas sendo realista, muitos ainda votam pelo benefício pessoal, quando o ideal seria o bem coletivo. A compra do voto é realidade descarada nesse torrão chamado Brasil. Por mais que a Justiça Eleitoral alerte, fiscalize e puna, a demanda continua sendo muito superior à estrutura do órgão. Por isso, cabe ao eleitor consciente ser o principal fiscal. Faça a sua parte!

Limoeiro – Pelo andar da carruagem, a eleição para prefeito deverá contar com quatro candidaturas: João Luís (PSB), que tentará a reeleição, Orlando Jorge (PSD), Marcelo Motta (PSB) e Rosejara Ramos (SDD). Se ninguém for “rifado” até lá, a disputa promete ser acirrada. Nas pesquisas de consumo interno, os grupos estão mais preocupados com os números da rejeição. Reverter insatisfação em ano eleitoral não é tarefa fácil. O prefeito agora é “vidraça” e não poderá mais clamar por uma chance, pois terá que prestar contas da gestão. Os demais terão que suar a camisa para convencer o eleitor que vota consciente e está "escaldado". 

Bom Jardim – Os pré-candidatos João de Janjão (sem partido) e Miguel Barbosa (PP) sabem mais do que ninguém que só com aliança política conseguirão entrar na disputa com chance de vitória. Cada qual sendo cabeça de chapa, facilita o projeto de reeleição do prefeito João Lira (PSD). As recentes aparições de Janjão e Miguel juntos fortalecem ainda mais o provável. Nos bastidores, outros partidos de oposição também trabalham por uma candidatura única, a exemplo do PT, comandado por Maciel Santos. Por lá, o sentimento é único: “Todos contra João Lira”.

Destino – Apesar de ter pontuado bem numa recente pesquisa divulgada pela Data Vox para disputa pela prefeitura de Surubim, a primeira dama de Orobó, Juliana de Chaparral (Patriotas), foca os olhares para o vizinho município de Casinhas. Ainda motivada pela expressiva votação que teve na eleição para deputada estadual, a professora segue estudando potencialidades e pontos negativos da cidade. Recentemente questionado sobre o destino político da esposa, o prefeito Chaparral (PSD) não revelou, mas o semblante de Juliana sim: Casinhas.   

Rapidinhas

Capital – Diante da indecisão dos grupos de oposição para definir o futuro candidato a prefeito do Recife, o nome da delegada Patrícia Domingos ganha força. Por ser a verdadeira novidade na política recifense, ela tem sido a mais cobiçada pelos partidos. A delegada precisa ter critério na escolha para não “errar o alvo”.

Pesquisa – O prefeito de Feira Nova, Danilson Gonzaga (PSD), tem trabalhado com pesquisas trimestrais da gestão. Com isso, o gestor sabe onde o calo aperta e busca reverter rapidamente. Ele prometeu cumprir 100% do plano de governo nas áreas da Saúde e Educação no primeiro semestre de 2020. Terá o que falar no palanque.

O povo quer saber – O grupo da Direita Limoeiro ficará neutro na eleição municipal deste ano?