segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

MPPE recomenda que prefeitura de Cumaru realize concurso público


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura de Cumaru e a Secretaria Municipal de Administração que providenciem, no prazo de 90 dias, edital para contratação de uma empresa para realização de concurso público para preenchimento de cargos de provimento efetivo. De acordo com o promotor de Justiça Ariano Tércio Silva de Aguiar, responsável pela elaboração da recomendação, atualmente, estão trabalhando mais de 200 funcionários contratados temporariamente.

O representante do MPPE ainda comentou que os contratos desobedecem aos requisitos do art. 37, Incisos II e IX da Constituição Federal, tendo em vista o desempenho de atividades de natureza permanente da administração. O promotor também lembrou no documento que o último concurso público realizado pela prefeitura foi no ano de 2004. “Além disso, a previdência pública municipal estaria deficitária por conta da ausência de servidores efetivos que contribuam, uma vez que os servidores contratados contribuem para o Instituto Nacional de Seguridade Social”, destacou o promotor.

De acordo com a recomendação, o município deve realizar concurso público para preenchimento dos cargos de provimento efetivo em prazo máximo de 120 dias, contados a partir da homologação da licitação e adjudicação da empresa vencedora. Em seguida, providenciar a homologação do certame e a nomeação dos aprovados, sob pena de ajuizamento de ação civil pública e de improbidade administrativa, caso seja caracterizada má-fé e dolo. A recomendação (04/2019) foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE.