terça-feira, 26 de novembro de 2019

Coluna da Terça | Quem ajudará Limoeiro em Brasília?


A nova ponte para ampliar as possibilidades de desenvolvimento e desafogar o trânsito no centro de Limoeiro continua no papel. Mas você sabia que a ponte e diversas ruas já deveriam estar calçadas? Isso sem falar nas ações de recapeamento asfáltico e drenagem de águas pluviais que deveriam estar concluídas. O conjunto de obras representa a ordem de R$ 23.981.135,39. As informações constam numa placa informativa instalada em uma das praças do Horto Florestal. De acordo com a placa, as obras começaram em 27 de novembro de 2017. Depois de dois anos, quase nada foi concretizado. A mesma placa indica que as obras deveriam ter terminado no último dia 17.

A placa foi rasurada, ficou sem cor, recursos foram perdidos e segue tudo como antes. Como diz o dito popular: “Será que enterraram uma cabeça de burro em Limoeiro?” Tantos que se dizem representantes em Brasília, dezenas de discursos no período eleitoral, várias promessas em praça pública... Ah, ainda vale lembrar o tão falado ginásio esportivo. Esse continua no chão de terra batida e com semblante de obra abandonada. Incompetência, falta de prestígio, desinteresse? Eu, particularmente, não sei. Não cito nomes pontuais, pois entendo que todos têm parcela de obrigação. Inclusive eu, você, nós, ao menos para cobrar. Agora imagina se atrasássemos os impostos?

Em áudio enviado à Rádio Jornal Limoeiro, o prefeito João Luís (PSB) disse que há mais de um ano o Governo Federal não libera recursos. Ele chegou a comentar que não quer acreditar em questão de cunho político, mas não descartou a possibilidade. Ficam as perguntas: Quem salvará Limoeiro em Brasília. Quem terá prestígio para liberação? Quem aumentará o tom de voz e dará murro na mesa para conseguir tocar as obras? Quem fará valer os votos dos limoeirenses? Vamos perder mais recursos federais? Ginásio e ponte seguirão no papel? O povo espera respostas positivas. Por enquanto, infelizmente, é seguir esperando, esperando, esperando... sem certezas.

Luto – O falecimento do vereador recifense Carlos Gueiros (PSB) gerou grande comoção no cenário político do Estado. Reconhecido como um dos maiores conhecedores do Regimento Interno da Câmara Municipal do Recife, o parlamentar conquistou sete mandatos. Em nota, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, enalteceu a trajetória do socialista. “Carlos Gueiros teve sua vida parlamentar pautada pela ética, compromisso e dedicação ao povo recifense. A cena política da capital pernambucana perde um importante quadro”.

Limoeiro – Os votos favoráveis dos vereadores Bau da Capoeira (PTB) e Ciciu de Salobro (PP) em duas emendas propostas ao Orçamento do Executivo de autoria de Zé Higino (PP) foram sinais de que eles não devem subir no palanque do prefeito Joãozinho (PSB) nas eleições do próximo ano. Os demais que integram a base foram contrários e, com isso, deram total liberdade para que o gestor remaneje, aproximadamente, R$ 36 milhões sem pedir autorização ao Legislativo. Nos próximos meses teremos novos sinais? É aguardar!

Rapidinhas

Assinatura 1 – Hoje, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu e Lima, visita Limoeiro e assina ordem de serviço para construção de acesso viário ao Distrito Industrial. A solenidade será na sede da prefeitura.

Assinatura 2 – O governador Paulo Câmara (PSB) também participará do evento. O chefe do executivo estadual enfrentará cobranças por água. A obra da nova rede de abastecimento se arrasta a mais de 10 anos.  

O povo quer saber – Quando as prestações de contas de Teobaldo (Podemos) e Thiago (PTB) entrarão na pauta da Câmara de Limoeiro?