terça-feira, 5 de novembro de 2019

Coluna da Terça | Bolsonaro e o pacote de medidas econômicas

Foto | Marcos Brandão - Agência Senado
Passada a turbulência da Reforma da Previdência, a prioridade do presidente Jair Bolsonaro (PSL) se volta para um pacote de medidas que, segundo ele, vai ajudar a destravar a economia. A entrega das propostas ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM), ocorre hoje. Entre as sugestões, estão as medidas do Pacto Federativo para assegurar um repasse maior de recursos para estados e municípios. Também deverão ser entregues propostas relacionadas à Reforma Administrativa, à privatização de empresas públicas, à redução dos fundos constitucionais e à contenção de gastos em momentos de crise. Bolsonaro precisará de habilidade para evitar resistências. Por isso, ele e o ministro Guedes (Economia) vão pessoalmente entregar o "pacote".

Mas como toda proposta divide opiniões, os primeiros sinais começaram a surgir. Para o líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB), há sugestões para reduzir o endividamento público. Visivelmente, ele acredita que os argumentos serão aceitos pela maioria. Por outro lado, alguns senadores já anteciparam voto contra a desvinculação das receitas para acabar com os repasses mínimos para Saúde e Educação. Flávio Arns (Sustentabilidade), por exemplo, não vê com bons olhos. Ele argumenta que já faltam recursos para os dois setores mesmo com o chamado mínimo constitucional, imagina sem. Mas, sem sombra de dúvidas, o fim da estabilidade para novos servidores públicos será um dos pontos mais polêmicos. A novela vai começar!

Limoeiro 1 – A vereadora Zélia de Ribeiro do Mel (Podemos) disse que ainda não pensa em 2020. Apesar de confirmar a pré-candidatura a reeleição, a parlamentar bate na tecla de que o assunto política só deve entrar na pauta no momento certo. No terceiro mandato, Zélia faz o estilo “boa vizinhança” e evita inflamar debates na Câmara Municipal. Indagada se seria um estilo, respondeu que “sim”. Atualmente na base do prefeito João Luís (PSB), a vereadora reafirmou em conversa com este colunista que só tomará uma decisão política no próximo ano.

Limoeiro 2 – O músico Gabriel Barros (sem partido) poderá ser mais uma aposta do prefeito de Orobó, Cléber Chaparral (PSD). Desde a última eleição, quando apresentou a primeira dama (Juliana) como candidata a deputada estadual, o gestor oroboense estreitou laços com a cidade. Gabriel é pré-candidato a vereador e nos próximos dias deve sentar com Chaparral para "bater o martelo". O pré-candidato Inácio Filho (Podemos) também tem a simpatia dele. Mesmo sem declarar oficialmente, Chaparral trabalha o próprio nome para um projeto maior em 2022.

Rapidinhas

Movimentação – O PSD Pernambuco abriu o mês de novembro com o primeiro encontro do Juventude 55. Capitaneado pelo presidente da sigla, André de Paula, o encontrou contou com as presenças do deputado estadual Joaquim Lira e do pré-candidato a prefeito e presidente do PSD Caruaru, Raffiê Dellon.

Jaboatão – Ladeado pelo ex-vereador Neco, o deputado estadual Joel da Harpa (PP) tem circulado livre e solto por vários pontos da cidade. Recentemente, a feira livre foi o local de parada. Tomaram cafezinho, conversaram e debateram necessidades. Tudo ainda é muito indefinido para majoritária.

O povo quer saber – Quem terá mais força para decidir o destino do MDB em Limoeiro: Jarbas ou FBC?