sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Coluna da Sexta | Marília Arraes deverá ganhar reforço na pré-campanha


O Supremo Tribunal Federal (STF) vetou (6 x 5) a prisão em segunda instância quando ainda houver recurso a ser julgado. Notoriamente, a pauta ganhou repercussão internacional por interferir diretamente na prisão do ex-presidente Lula (PT), condenado na Operação Lava Jato. A defesa do petista adiantou que, hoje, entrará com o pedido de soltura imediata. Em Pernambuco, o fato foi muito comemorado pela deputada federal Marília Arraes (PT). “Vitória da Constituição. Foi um importante passo que a Justiça volte a ser feita em nosso País. É mais um avanço para que tenhamos #LulaLivre novamente”, postou Marília em sua página no Facebook.

O ex-presidente promete, caso receba a liberdade, circular pelo país numa agenda política. Lula quer reacender a popularidade dele e do partido em algumas regiões e, claro, fazer oposição ao presidente Bolsonaro (PSL). Nessa turnê, o petista tem “parada obrigatória” na capital pernambucana, onde permanece contando com a fidelidade de Marília. Caso isso ocorra, a pré-candidatura da neta de Miguel Arraes ganhará um fôlego ainda maior, sendo quase impraticável uma imposição da Executiva Nacional do PT, como ocorreu na pré-disputa pelo governo do Estado em 2018. Seria o começo do fim da era PSB no Recife?

Expectativa – O mês de novembro será decisivo para a vida política do prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB). No dia 14 desse mês acontecerá o julgamento do pedido de Impeachment dele. Meira segue preso, em decorrência de uma operação da Polícia Civil que encontrou irregularidades em processos licitatórios. A votação acontecerá no plenário da Câmara de Vereadores de Camaragibe. O presidente do Legislativo, Toninho Oliveira, já emitiu parecer favorável à cassação do mandato do gestor afastado. Atualmente, a Casa conta com 13 parlamentares. Nos bastidores, circula a informação de que 11 deles devem votar favoráveis ao Impeachment.

Segurança – Hoje, a partir das 9h, uma audiência pública debaterá sobre o cenário da segurança pública no município de Caruaru. Promovida pela Frente Parlamentar de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), o encontro será realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL). O deputado e delegado Erick Lessa (PP) comandará os trabalhos, que ainda contará com as participações dos deputados Alberto Feitosa, Álvaro Porto, Fabrizio Ferraz e Joel da Harpa. Esses parlamentares também integram a Frente Parlamentar. Além da sociedade civil, representantes de vários segmentos ligados à segurança pública foram convidados.

Rapidinhas

Frei Miguelinho – O vereador José Aniceto assumiu a presidência do PP local. Com a benção do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), ele prometeu fortalecer a parceria e buscar ações de melhorias no abastecimento do município. Aniceto também conta com o apoio do ex-deputado Henrique Queiroz (Avante).

Bom Jardim – As divergências entre o vereador Lenilson do Posto e o prefeito João Lira (ambos PSD) não param. O parlamentar utilizou a tribuna da Câmara para fazer duras críticas ao gestor. Lira responde pelas redes sociais de forma subjetiva. Questões pessoais tomam conta da pauta e esquentam a internet.

O povo quer saber – Quando o G4 de Limoeiro vai encomendar a pesquisa interna?