segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Coluna da Segunda | Doriel Barros e os desafios internos do PT


Novo presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-presidente da FETAPE e deputado estadual Doriel Barros terá a missão de buscar a unidade interna do partido, evitando desgastes, a exemplo do que ocorreu nas últimas eleições, quando a pré-candidata a governadora Marília Arraes foi rifada, mesmo estado bem nas pesquisas, para se render ao projeto do PSB. Doriel sabe que não terá vida fácil e a pressão de uma ala da legenda por candidatura própria a prefeitura do Recife será um dos "testes de fogo". 

Com total apoio do senador Humberto Costa (PT), o novo presidente petista precisará de muita articulação para conduzir a embarcação pelos municípios pernambucanos. Em Limoeiro, por exemplo, já existe "bola dividida". A presidente da sigla, Cristiane Barbosa, integra o secretariado do prefeito João Luís (PSB), que tentará a reeleição. Mas o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) disse abertamente que a colega de Câmara, Marília Arraes (PT), apoiará o pré-candidato Orlando Jorge (PSD). Boa sorte, Doriel.

Recepção - Hoje, às 9h30, o governador Paulo Câmara (PSB) receberá o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para uma reunião técnica do programa "Em Frente Brasil", na cidade de Paulista, que sedia o projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta. Será a primeira visita técnica desde a implantação do programa, que ocorreu no fim de agosto deste ano. O Programa reúne as polícias Militar, Civil e Científica do Estado e o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, juntamente com a Força Nacional, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal do Paulista.

Limoeiro - O músico Gabriel Barros confirmou, durante entrevista ao Quadro Político da Rádio Jornal Limoeiro, que disputará uma vaga de vereador nas Eleições 2020. Ele colocará o nome pela primeira vez à disposição do eleitor. Barros também adiantou que deverá se filiar ao PDT e que simpatiza com o projeto político do pré-candidato a prefeito Marcelo Motta (PSB). Em 2016, ele foi eleitor e pediu votos para o então candidato João Luís (PSB), que conseguiu a vitória. Perguntado sobre o motivo de não mais caminhar com o socialista, ele elencou problemas da gestão e disparou: "Eu acreditei no projeto e errei".

Rapidinhas

Garra - Enquanto os políticos sobrevoam, falam em solicitar instalação de CPI e se reúnem dentro de gabinetes com ar-condicionado, o povo pernambucano tem limpado as praias atingidas pelo óleo na munheca. A nossa gente é maior do que qualquer partido.

Agora é Lei - Um projeto de autoria do deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM) que proíbe cortes de água, energia, gás canalizado e telefone em vésperas de feriados e fins de semana foi sancionado pelo governador e agora é Lei.

O povo quer saber - Qual será o destino partidário de Marcelo Motta, vice-prefeito de Limoeiro?