quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Coluna da Quarta | Eleição para o Conselho Tutelar abre caminhos para 2020


O resultado da eleição para o Conselho Tutelar de Limoeiro seria um sinal para a municipal de 2020? Com amplo envolvimento político partidário no pleito é possível imaginar que sim. O notório envolvimento de vereadores, cargos comissionados e lideranças políticas deixa a imagem de que o mais importante para alguns não é apenas o trabalho em prol das crianças e adolescentes da cidade. Tem gente interessado em mostrar força política.

O número de votos de A ou B será colocado à mesa na hora das definições e acordos políticos para o próximo ano. Ninguém falará sobre isso abertamente, mas assim funciona nos bastidores. E não é uma particularidade de Limoeiro. Rolaram muitas reclamações e denúncias no boca a boca, porém, nada de provas e nada registrado na promotoria de justiça. Sendo assim, pleito considerado tranquilo, seguem a vida e as lamentações. Caso assim tenha ocorrido, culpa também do eleitor.

Por outro lado, também é importante analisar a renovação do Conselho Tutelar. Dois foram reeleitos e, por sinal, como mais votados: Rosa de Nildo e Nadinho Paz. Contudo, outros dois não conseguiram a vitória: Sandra Muniz e Dinho de Pitombeira. O conselheiro tutelar Val do Cuida não disputou, mas a mulher dele tentou e não conseguiu. Do ponto de vista político, numa análise rápida, notamos mais de 50% de renovação. Teremos a mesma margem na eleição para a Câmara de Vereadores de Limoeiro em 2020? É aguardar!

Pé na estrada – O prefeito de Casinhas, João Camelo (PSB), voltou a gastar o solado do sapato. O gestor municipal tem circulado com mais intensidade pelos quatro cantos do município. Sorriso aberto, apertos de mão e muita atenção com os moradores. Assim tem sido o comportamento de Camelo nos últimos dias. Tudo isso reflexo do crescimento do nome da pré-candidata Juliana de Chaparral (Patriotas) na cidade. Juliana tem discurso, sabe debater, tem estrutura para campanha e é o nome novo. A disputa promete ser acirrada.

Recomeçando – O ex-deputado federal Marinaldo Rosendo (PP) foi lançado pré-candidato a prefeito de Timbaúba com a “benção” do presidente estadual do partido, Eduardo da Fonte. Marinaldo amargou a primeira derrota política ao tentar a reeleição para Câmara dos Deputados em 2018. O empresário governou a cidade por dois mandatos e teve um crescimento meteórico no cenário político. Na mesma intensidade viu a queda da popularidade. Em Limoeiro, por exemplo, ele obteve mais de 5 mil votos e nunca voltou para agradecer.

Revolta – A fala do presidente Jair Bolsonaro (PSL) com relação ao presidente do PSL, deputado federal Luciano Bivar, apimentou a crise na sigla. Bolsonaro disse a um estudante recifense que buscava gravar um vídeo que esquecesse o partido e que o presidente (Bivar) estava queimado no Estado. Bivar reagiu e disse não saber o motivo do “queima”. Muitas lideranças da legenda também reagiram e dispararam contra o presidente. Para alguns, Bolsonaro estaria cuspindo no prato que comeu.

Rapidinhas  

Lá e cá – O presidente em exercício do PT de Bom Jardim, Vital Arruda, postou elogios a gestão do prefeito João Lira (PSD). Mas o presidente eleito, Maciel Santos, não esconde que a sigla será oposição. Seria um racha interno precoce?

Demorou – A Secretaria de Educação de Pernambuco disse que os alunos do interior receberão o fardamento escolar até o dia 12 de novembro. Em nota, a secretaria justificou que ocorreu problema no processo licitatório. É melhor guardar a farda e esperar o próximo ano letivo.

O povo quer saber – Quem terá mais força para decidir o destino do MDB em Recife: FBC ou Jarbas?