segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Coluna Política | Mais respeito e menos submissão entre Legislativo e Executivo


O respeito e a cordialidade devem fazer parte das nossas vidas. Eles regem a boa convivência. Assim acontece no ambiente de trabalho, na escola, na faculdade, no bairro onde mora ou mesmo dentro da nossa casa. São comportamentos que reforçam o dito popular: “Gentileza gera gentileza”. E quando falamos de poderes Legislativo e Executivo, independente da esfera, não deve ser diferente.

Mas é bom lembrar e alertar aos que representam o povo que ser cordial não significa praticar subserviência. Do Legislativo para o Executivo ou vice-versa não deve existir submissão e servilismo. Antes de situação ou oposição, o vereador, o deputado e o senador representam a sociedade, os interesses do povo e não o desejo pessoal de A ou B. Já o prefeito, o governador e o presidente devem governar para o coletivo, e não apenas para os grupos que lhes apoiam.

Em muitos casos, indicações de amigos e familiares para cargos comissionados, cotas de combustível, atendimento prioritário de pedidos e apoio para o evento promovido pelo aliado provocam uma espécie de “cala boca”. São ataduras que refletem numa péssima prestação de serviço à sociedade, sangram os cofres públicos e ocultam as reais prioridades. Sendo assim, cidadão, cobre. A culpa não é exclusiva do eleito, mas também de quem o elege.

Bastidores – O senador Humberto Costa (PT) por onde anda não esconde de ninguém o desejo de ver o deputado estadual Doriel Barros no comando do PT Pernambuco. Quando Marília Arraes teve a candidatura à governadora rifada, em 2018, muitos arranhões ficaram registrados internamente, e o militante rural chegaria com a missão de curar feridas.  
  
Feira Nova – Durante inauguração da base do SAMU, que ocorreu no último sábado, o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) profetizou que o ritmo da gestão do prefeito Danilson Gonzaga (PSD) garantirá a reeleição. Já o deputado estadual Joaquim Lira (PSD) apimentou ao dizer que a oposição poderá passar mal com o volume de obras e ações, vindo a precisar do SAMU.

Na tela – O programa de televisão AGU BRASIL tem como destaque essa semana a manifestação da Advocacia-Geral da União que defende o uso de R$ 1 bilhão de reais do Fundo da Petrobras para ajudar a combater as queimadas na Amazônia.  O AGU Brasil vai ao ar na TV Justiça às segundas-feiras, às 21h, com reprise na quarta-feira, às 7h30, quinta-feira, às 19h, sábado, às 9h, e domingo, às 20h30.

Rapidinhas

Sem crise – A prefeitura de Lagoa de Itaenga já confirmou três atrações para a Corrida de Jericos, que acontece em setembro. Mano Walter, Arreio de Ouro e Maria Clara vão custar R$ 210 mil.

Movimentação – O PSD Caruaru deu a largada para as eleições municipais e apresentou, durante o fim de semana, mais de 40 pré-candidatos a vereador. O partido sinaliza que vem com tudo em 2020.

O povo quer saber  Qual o nome mais forte para disputar a prefeitura do Recife pelo PT?