sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Coluna da Sexta | Promoção pessoal na mira da fiscalização


Tem político que ainda acredita que tudo pode. Pensa que o cargo lhe permite soberania sobre todos os poderes e, neste sentido, empurra o pé ao bel-prazer. Quando o assunto é rede social, tem alguns que chegam a se autodeclarar “donos” de obras públicas. Limites? Muitos desconhecem. Na verdade, grande parte esquece o verdadeiro objetivo do cargo e aparecer passa ser prioridade. Selfie virou moda! Mas, um fato publicado ontem no site do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) mostra que os órgãos de fiscalização estão atentos.

Na cidade de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife (RMR), um vereador foi obrigado a cumprir recomendação do MPPE e retirou uma faixa com promoção pessoal dele instalada no Bairro do Timbó. O nome do parlamentar não foi divulgado. De acordo com a promotora de Justiça Liliane da Fonte, a faixa teria sido usada para parabenizar o parlamentar por sua atuação para demolir o prédio do antigo hospital da cidade. A faixa também continha a foto do vereador. Ah, detalhe: Em muitos casos, o próprio político paga pela publicidade e diz que foi um “presente” dos amigos.

No texto da recomendação, a promotora informou que “o conteúdo das mensagens configura promoção pessoal do vereador disfarçada em mensagem de elogio e agradecimento pessoal. A conduta exposta viola os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade, podendo caracterizar ato de improbidade administrativa”. O cidadão também deve ficar atento e lembrar que ele é o principal fiscal. Fotografe ou filme algo que acredita ser irregular. Envie ao MPPE e denuncie.

Nepotismo – O Ministério Público de Pernambuco recomendou que a prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), exonere três cunhadas dos cargos de assessoria especial de gabinete e da secretaria executiva de Educação. A gestora tem 30 dias para demitir Rosane Sales, Roberta Raposo e Rosemary de Fátima. Para a promotoria, a contratação das irmãs de Romero Sales, marido da prefeita e secretário de Governo, é considerada prática de nepotismo. Célia não comentou sobre o assunto. Caso não acate a recomendação, ela poderá receber ação de improbidade administrativa.

Capital – A deputada estadual Priscila Krause (DEM) não demorou em afirmar que vê Mendonça Filho (DEM) como um nome forte para representar o bloco das oposições na disputa pela prefeitura do Recife em 2020. A democrata também ponderou e disse acreditar na unidade e no diálogo para a melhor escolha. Durante entrevista ao programa Resenha Política (TVJC), a parlamentar criticou a gestão do PSB e sublinhou a importância da alternância do poder para a democracia. Priscila ainda citou nomes como Silvio Costa Filho (Republicanos) e Daniel Coelho (Cidadania).

João Alfredo – A prefeita Maria Sebastiana (SPD) estará reunida, hoje, às 14h, com proprietários de Toyotas que realizam transporte alternativo no Agreste Setentrional, para uma reunião no auditório da Escola Miguel Arraes. O encontro visa debater ações e propostas para a regulamentação do transporte complementar no Estado. De acordo com a prefeitura, mais de 100 toyoteiros estão cadastrados no município com placa de aluguel, sendo uma das atividades econômicas mais importantes da região.

Rapidinhas

Surubim – Hoje, o deputado federal Carlos Veras (PT) também estará promovendo uma reunião com os toyoteiros do Agreste, às 14h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.  O evento contará com a presença da presidente da EPTI, Marília Bezerra. O encontro foi articulado pela vereadora de Surubim, Ivete do Sindicato (PT).

No ar – Amanhã, às 7h, no Quadro Político da Rádio Jornal Limoeiro, o presidente do PT Bom Jardim, Maciel Santos, debaterá sobre o destino da sigla na Terra do Granito. Nas eleições 2020, os petistas deverão marchar no campo das oposições. Maciel foi eleito em chapa única e promete diálogo permanente.

O povo quer saber – Com os assédios, o G4 de Limoeiro segue firme até a eleição municipal?