segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Coluna da Segunda | Operação contra FBC e os reflexos no Ministério da Justiça


Os mandados de busca e apreensão realizados pela Polícia Federal (PF) nos gabinetes do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e do deputado federal Fernando Filho (DEM) provocaram diversas reações no Senado Federal. O presidente da Casa Alta, senador Davi Alcolumbre (DEM), disse ficar perplexo com a situação e adiantou que vai recorrer contra a entrada nos dois gabinetes do pernambucano. No meio da turbulência, FBC também tem o apoio do Governo Bolsonaro. A prova está na fala do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ao afirmar que o investigado seguirá no cargo de líder do Governo.

Nos corredores do Congresso Nacional, o clima é insatisfatório entre muitos aliados. Colegas do senador também estão sendo advogados de defesa. A situação reflete no gabinete do ministro da Justiça, Sérgio Moro. Há quem afirme uma indisposição entre o ministro e o senador pernambucano, ainda mais com o cancelamento de uma agenda programada para cidade de Paulista (PE), onde, possivelmente, os dois estariam lado a lado. A viagem foi cancelada sem revelação do motivo – o que aumenta as especulações de “quebra de braço”.

FBC e o filho também investigado, deputado federal Fernando Filho (DEM), gravaram um vídeo em Petrolina declarando tranquilidade e que acreditam na Justiça. Sem citar nomes, os dois falaram que o trabalho desenvolvido pela família será a prova maior da isenção. Coelho é citado como suspeito de receber mais de R$ 5 milhões em propinas enquanto ministro da Integração Nacional no Governo Dilma Roussef (PT). Apesar de negar e de contar com muitos “advogados”, nas redes sociais milhares de populares aplaudem o trabalho da PF. Agora é aguardar o fim da novela.

Limoeiro – O grupo de oposição capitaneado pelo deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) começou a organizar um grande ato de filiação. Uma fonte ligada ao parlamentar adiantou que o evento político está sendo programado para o mês de outubro. Na ocasião, o ex-secretário de Saúde, Orlando Jorge, deverá assinar sua ficha de filiação ao Podemos e ser apresentado como primeira opção do grupo para disputar o comando do Palácio Coronel Francisco Heráclio em 2020. Diversos prefeitos da região e deputados federais estão confirmando presença.

Sanharó – O prefeito Heraldo Oliveira (PSB) deixou claro que vem com o pé no acelerador para tentar a reeleição em 2020. Ele inaugurou uma Unidade Básica de Saúde no último sábado e, no discurso, prometeu novas entregas. Ele aproveitou o momento para anunciar que em breve serão construídos uma nova escola e uma nova quadra esportiva no Sitio Boi Manso. Ladeado de secretários e vereadores, o socialista fez um resumo da gestão municipal, falou em atender aos anseios das comunidades e ressaltou a unidade do grupo.

Pauta – A presidente da CCJ do Senado, senadora Simone Tebet (MDB), marcou a votação da medida para amanhã, a partir das 10h na CCJ. Nos corredores de Brasília (DF) o clima é de aprovação. Os senadores também devem apreciar, ao longo desta semana, o orçamento do Programa Mais Médicos, a ser substituído pelo Programa Médicos pelo Brasil. Já na Câmara, os deputados federais voltam a discutir o PL 3261-19, que atualiza o Marco Legal do Saneamento Básico. Outro assunto de peso que deverá ser discutido na Câmara é a Reforma Tributária.

Rapidinhas

Filiação – A comissão provisória do Partido Republicanos no município de Jataúba realizará ato de filiação partidária na sexta-feira, dia 4 de outubro, a partir das 12h, no Haras Santa Ana. O evento está sendo organizado pelo pré-candidato a prefeito Boy de Jataúba.

Situação – O vereador Paulo Brito (MDB) deixou claro que seguirá no palanque do prefeito de Orobó, Cléber Chaparral (PSD), para onde retornou este ano. Ontem, durante inauguração na zona rural, Brito discursou de forma acentuada e afirmou que permanecerá no grupo e soltou: "Dessa vez eu não vou sair".

O povo quer saber – Quando o PSD sairá da base do governador para tocar o projeto com André Paula candidato a prefeito do Recife.