sábado, 31 de agosto de 2019

SAMU inicia atividades com base descentralizada em Feira Nova


Neste sábado (31), a partir das 19h30, a prefeitura de Feira Nova realiza a inauguração da base do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), alcançando uma antiga reivindicação dos moradores. A unidade fica na entrada da cidade (sentido Centro), a poucos metros do trevo da Rodovia PE-50. A unidade é descentralizada e conta com uma ambulância básica. A equipe é formada por enfermeiros e condutores. "Inovando, uma vez que normalmente são técnicos e condutores, por se tratar de uma unidade básica", destaca a secretária de Saúde de Feira Nova, Darlene Gonzaga. O espaço também conta com refeitório, sala de equipamentos e material médico, quarto para repouso dos profissionais e garagem.

No ano de 2013, o SAMU iniciou uma verdadeira operação para ampliar o serviço no Estado de Pernambuco. No ano de 2012, apenas 39 municípios contavam com ambulâncias do serviço. Atualmente, são quase 120 cidades com o serviço de saúde. O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pasta vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental. Tal Política prioriza os princípios do SUS, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada. A equipe realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.