Coluna Política | Sem alarde, G4 ocupa espaços na política de Limoeiro


Denominado de G4, o grupo formado pelos pré-candidatos a prefeito de Limoeiro, José Quirino (PDT), Marcelo Motta (PSB), Wellington Vasconcelos (PSC) e Zé Nilton (PP) segue “garimpando” simpatizantes e apoiadores para o projeto 2020. Na abertura da Exposição Regional de Animais de Limoeiro, o G4 marcou espaço e circulou levemente pelo parque, inclusive, recebendo incentivos. Com mandato político, o vice-prefeito Marcelo Motta teve até o nome registrado pelo cerimonial.

O acordado entre eles segue sem alteração. A cabeça da majoritária será ocupada por aquele que melhor pontuar numa pesquisa prevista para meados de abril/maio do próximo ano. Consequentemente, o segundo colocado poderá ser o candidato a vice. Mas como na política um dia pode ser uma eternidade, imagina faltando quase dez meses para as convenções. Sendo assim, eles seguem a dica do cantador Santana: “Se avexe não”.

Mas, independente de que muita água vai rolar por debaixo da ponte, os quatro pré-candidatos têm circulado por Limoeiro e, com isso, provocado alerta em grupos que já existem e outros que se formam na cidade. Um deles confidenciou ao colunista que enquanto muitos aguardam barulho ou discursos típicos de oposição, ele segue, sem alarde, preparando relatórios, visitando as comunidades, ouvindo as pessoas e construindo um plano de governo.

Protagonismo – A fala do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, sobre o distanciamento com o PSB Pernambuco deixou claro que o projeto de candidatura do deputado federal André de Paula (PSD) a prefeito do Recife correrá solto. A expectativa agora fica para a possibilidade de aliança entre o PSD e outras vertentes de oposição na capital pernambucana.

Popular – Um grupo de moradores do município de Escada tem se reunido para debater os problemas da cidade. Grande parte dos participantes é filiada ao partido Cidadania (antigo PPS). Os encontros são transmitidos pela internet e o morador solta voz. A repercussão tem sido positiva, novos adeptos tem sinalizado e os grupos mais tradicionais estão sentido na pele o peso da revolta popular.

Reunião – O deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) participa, hoje, às 19h, de reunião na sede da Associação Comunitária da Vila Mendes, zona rural de Limoeiro. O parlamentar vai ouvir as reivindicações dos moradores e debater soluções. A diretoria da associação também confirmou a presença do pré-candidato a prefeito Orlando Jorge (PSD).

Rapidinhas

Lagoa do Carro – A prefeita Judite Botafogo (PSDB) tem enfrentado marcação cerrada da oposição. A pressão, nos últimos dias, tem sido concentrada nos valores das diárias propostos pela gestora. O caso foi parar na Justiça.

Casinhas – Com o crescimento do nome de Juliana Chaparral (Patriotas) como possível candidata no município, a possibilidade de união entre o prefeito João Camelo (PSB) e a ex-prefeita Rosineide (PP) começa a ser falada nas esquinas da cidade.

O povo quer saber? Em Limoeiro, os grupos de oposição se juntam em projeto único?