Coluna Política | Nilton Mota "solto" para articular 2020


Com as recentes mudanças anunciadas pelo governador Paulo Câmara (PSB) no primeiro escalão do Governo do Estado, o tão desejado cargo de secretário da Casa Civil passa a ser ocupado pelo então secretário de Administração, José Neto. Fontes palacianas indicam que seria um nome mais neutro politicamente, o que inclusive evitaria a "ciumeira" de muitos prefeitos aliados que em seus municípios tem adversários também apadrinhados pelo PSB.

E o futuro de Nilton Mota, tido como um dos principais responsáveis pela articulação da reeleição do governador? Nos bastidores, comenta-se que ele estaria ficando mais livre para articular as futuras candidaturas socialistas em vários municípios pernambucanos. Lembrando que Mota não deixou a gestão, foi relocado para presidência da Pernambuco Participações Investimentos S/A (Perpart).

Mesmo com a prefeitura da capital nas mãos, o ninho socialista sabe que o desgaste natural de dois mandatos será um obstáculo a mais nas eleições de 2020. Por isso, as movimentações começaram faltando mais de um ano. Ou nunca pararam. Olhando para o interior, a sigla foca importantes cidades, a exemplo de Caruaru e Petrolina, sem deixar de lado municípios medianos, cito Limoeiro e Surubim, que buscarão a reeleição.

Esquentando – Repercutiu na política de Salgadinho a nota dada ontem sobre o ex-prefeito Luís Belo. O “quem sabe futuramente” dito pelo empresário acendeu o alerta. Um vereador declarou: “Essa nota de Salgadinho vai deixar muita gente de orelha em pé”. Tem até aposta de que Belo não será candidato. Do outro lado, tem gente dizendo que se ele não for paga a aposta.

João Alfredo – Em carta aberta, o vereador André Xavier (PSD) declarou que estará se filiando ao PT em março de 2020, quando abre a janela partidária. Pré-candidato a prefeito, o médico citou os nomes dos ex-presidentes petistas Lula e Dilma como referências. Xavier afirmou que sua futura filiação ao Partido dos Trabalhadores é um ato de resistência.

Susto – A vice-prefeita de Itapissuma, Eleonilda Santana (PP), foi alvo de assalto na manhã de ontem, na própria casa. Os suspeitos se passaram por oficiais de justiça para praticar o crime. Eles levaram uma pequena quantia em dinheiro, celulares e relógio. Um irmão dela que estava na residência também foi assaltado. Ninguém ficou ferido. Mas a assessoria disse que ela está muito abalada.

Rapidinhas

Articulação – Uma fonte ligada ao PSC revelou que a família Ferreira deverá iniciar conversação com mais um pré-candidato a prefeito de Limoeiro para reforçar o time, que já conta com Wellington Vasconcelos.

Tabocas – Se não surgir fato novo, em Vitória de Santo Antão a chapa da situação está praticamente fechada. Aglailson Jr (PSB) vai tentar a reeleição com Carlos Henrique (PL), filho de Henrique Queiroz (Avante)

O povo quer saber – Quem será o candidato da oposição em Bom Jardim?