sábado, 8 de junho de 2019

Professores da Rede Municipal de Limoeiro cobram reajuste do piso salarial


O reajuste salarial dos professores da rede municipal de Limoeiro continua incerto. Na manhã dessa sexta-feira (7), um grupo de profissionais protestou e reivindicou o cumprimento do novo piso salarial da categoria, em vigor desde o mês de janeiro deste ano. O grupo esteve nas sedes da prefeitura e da secretaria municipal de Educação e Esportes, além de caminhar pelas ruas do centro da cidade com faixas, cartazes e carro de som – tocando a música “Pague meu Dinheiro”.

Em entrevista coletiva, o secretário da pasta, Luiz Gonzaga, alegou que o município segue com a despesa de pessoal acima do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal: 54%. Ele afirmou que, nos últimos meses, houve uma considerável redução no valor da folha de pagamento em decorrência da redução de contratos de trabalho, com isso, o percentual caiu 68% para 55,82%. “O prefeito solicitou ao Tribunal de Contas um posicionamento se pode, em virtude de ter diminuído a despesa, conceder o reajuste dos professores”, revelou Gonzaga.

De acordo com o secretário, pareceres internos dos departamentos Contábil e Jurídico são contrários ao reajuste neste momento, conseqüentemente, o novo piso só será concedido se o Tribunal de Contas autorizar. “Estamos aguardando que o Tribunal sinalize para tenhamos condições de pagar. Eu quero crer que será positivamente, porque houve uma redução muito grande com despesa. O que queremos é resolver e mostrar para a categoria que não há nenhum embate”, pontuou Luiz.

Durante a caminhada, os professores criticaram a demora no pagamento dos salários com o valor do novo piso. Eles também lembraram que a promessa da prefeitura de Limoeiro, inclusive, alegando provas documentais oriundas das reuniões, seria de implantação do reajuste com o retroativo no fim do mês de maio, o que não ocorreu. Caso a gestão municipal não consiga implantar o novo piso da categoria, a greve não está descartada, além de ingresso com representações no Ministério Público de Pernambuco (MPPE). (Imagem | Reprodução Internet)