segunda-feira, 25 de março de 2019

Definido calendário para emissão de Carteira de Identidade em João Alfredo

Imagem | Reprodução Internet
A Prefeitura Municipal de João Alfredo (PMJA), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), definiu um calendário para agendamento de emissão de carteira de identidade. Diante da grande demanda e do número de cédulas enviadas pela Secretaria de Defesa Social (Instituto de Identificação Tavares Buril) ao município, a medida visa organizar e facilitar a vida do cidadão. As emissões aconteceram nos dias 02 de abril, 02 de maio e 04 de junho de 2019. Para todas as datas serão distribuídas 100 fichas por ordem de chegada.

“As cédulas e a emissão de carteiras de identidade são distribuídas e confeccionadas pelo IITB – Instituto de Identificação Tavares Buril, o qual atende a todos os municípios pernambucanos. Ocorre que mensalmente João Alfredo é contemplado com a liberação de apenas 120 cédulas para emissão de tão importante documento. Quantitativo esse que é muito inferior à demanda da população joãoalfredense. Enfatizamos que o governo municipal já tentou de todas as formas sensibilizar o IITB para aumento do quantitativo de documentos, mas sem obtenção de êxito”, explica a SDSDH.

De acordo com a pasta responsável pelo atendimento, durante os meses de novembro e dezembro houve uma paralização na oferta de cédulas, cujo motivo informado seria pela falta de material impresso por parte da gráfica contratada pelo instituto, e isso implicou no atraso da retirada do documento de todas as pessoas que estavam agendadas. “Desse modo, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos vem somando esforços para atender gradativamente a toda população que fez o agendamento em 27 de setembro de 2018”, destaca a secretaria.


Articulação – Buscando minimizar a defasagem na emissão de RG, a prefeitura conseguiu trazer para o município, em 2018, o Projeto Governo Presente, o qual emitiu 100 segundas vias de carteiras de identidade em João Alfredo. Quanto ao agendamento para emissão de RG, a SDSRH optou por realizar esse processo objetivando evitar filas nas madrugadas, o que expunha os cidadãos a riscos.

“Momentaneamente, o agendamento foi suspenso devido à necessidade de regularização da situação supramencionada. Entretanto, informamos que as atividades serão retomadas normalmente e que haverá agendamento nos dias 02/04, 02/05 e 04/06/2019”, explica o setor responsável pela emissão. Para mais informações, o cidadão pode ligar para o número (81) 3648 2202 ou no balcão de atendimento, na Rua Dr. Severino Apúlio Cavalcanti, 438, Bairro Asa Branca.