sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Prefeitura de João Alfredo divulga programação do Carnaval 2018


A Prefeitura Municipal de João Alfredo (PMJA), por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, divulgou a programação do Carnaval 2018, que tem como tema “A Magia do Carnaval”. Este ano, a folia de momo presta uma homenagem ao Grupo Flor da Idade. A cidade vive o clima da semana pré-carnavalesca com o desfile de blocos. Mas a abertura oficial acontece neste sábado (10), a partir das 19h, com o cortejo da cultura popular. A concentração será na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH). Os foliões seguem pelas ruas da cidade até o palco principal, instalado na Praça de Eventos Manoel Cavalcanti. O evento conta com o apoio do Governo de Pernambuco e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

O cortejo contará com bois de caboclinhos, ursos, burricas, calus, palhaços e orquestra de frevo. A abertura ainda terá a participação do bloco lírico O Bonde e do Maracatu Gavião da Mata (Lagoa de Itaenga). No palco principal, as autoridades municipais fazem a abertura e homenageiam os integrantes do Grupo Flor da Idade. A festa ainda segue no Sábado de Zé Pereira com o show da Banda Leve Swing. A folia continua no domingo (11) com K-era e Xuxa Lima, Banda Bicho do Mato e Forró dos Bossas Elétrico. Na segunda (12), o corredor da folia recebe Rudy dos Teclados, Danny Expresso, Anjos do Forró Elétrico e o balanço de Bruno Fagundes. E na terça (13) de Carnaval tem mais alegria com Valda Sedícias, Banda Santa Clara e Asas da América.

Blocos – Conhecida como “Olinda do Agreste”, a cidade respira folia durante 24 horas. Blocos desfilam em várias horas do dia, inclusive, durante a madrugada, fazendo a alegria dos foliões. Em 2018, são mais de 30 blocos confirmados. Para manter a segurança dos brincantes, a PMJA está contratando 120 diárias de seguranças. Esses profissionais vão auxiliar no trabalho da Polícia Militar (PM), que confirmou aumento no efetivo para o período carnavalesco. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a PMJA, PM e diretores de blocos, para que as determinações dos horários estabelecidos pela Secretaria de Defesa Social (SDS) sejam respeitados.

Também haverá controle dos paredões de som, dentro e fora dos blocos. A Secretaria de Saúde de João Alfredo terá plantão durante os quatro dias de festa com profissionais da saúde no polo da folia, além do apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Não será permitida a comercialização e entrada do polo carnavalesco com bebidas em vasilhames de vidro. Nas entradas do corredor da folia, colaboradores estarão distribuindo gratuitamente garrafas plásticas para a substituição dos líquidos. O Conselho Tutelar de João Alfredo terá plantões para acompanhar possíveis ocorrências envolvendo crianças e adolescentes.