segunda-feira, 17 de julho de 2017

Unidade Mista de Passira terá Classificação de Risco


Com a proposta de modernizar e dinamizar os equipamentos de saúde pública do município, a Prefeitura de Passira, através da Secretaria de Saúde, iniciou o projeto de implantação da “Classificação de Risco” na Unidade Mista Nossa Senhora da Conceição. Esse método é utilizado nas grandes unidades hospitalares e, brevemente, estará disponível em Passira. “Essa classificação será implantada para que o acolhimento do paciente na unidade seja classificado de acordo com a urgência, ou seja, o mais grave será atendido primeiro”, explica a secretária municipal de Saúde, Gyna Karine. 

Nesse domingo (16), uma equipe formada por 12 profissionais da saúde, entre enfermeiros e técnicos em enfermagem, participou do Curso de Classificação de Risco (com abordagem na classificação de Manchester), no INESP. “Custeamos e enviamos essa equipe da Secretaria Municipal de Saúde por entender que, além da capacitação dos profissionais, o conhecimento deles será colocado à disposição do povo”, comentou a secretária. Investimentos na estrutura da recepção da unidade também serão realizados para a implantação do serviço. 

Saiba Mais – A Classificação de Risco é representar por cores. São cinco níveis, os quais tem um tempo limite de espera. A pulseira vermelha significa emergência, ou seja, o atendimento deve ser imediato. A de cor laranja representa muito urgente, sendo 10 minutos, no máximo. Já a pulseira amarela corresponde a situação urgente, o que pode ser aguardado até 60 minutos. A marcação verde é pouco urgente, sendo possível aguardar até 120 minutos, enquanto a azul mostra que a situação é não urgente, sendo um caso sem tanta gravidade, o paciente pode esperar até 240 minutos.