quarta-feira, 17 de maio de 2017

Centro de Educação Especial acompanha mais de 100 crianças em João Alfredo


A Educação Especial tem sido debatida e fortalecida cada vez mais na sociedade. No município de João Alfredo um amplo trabalho vem sendo desenvolvido através do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). O espaço atende aproximadamente 120 crianças e adolescentes que precisam de acompanhamento especial no desenvolvimento psicológico, fonoaudiólogo e motor. O trabalho do psicólogo Ricardo Barbosa é realizado com anamnese, entrevistas, testes psicológicos, observação, técnicas de ludoterapia e outras formas que auxiliem nas queixas associadas aos conflitos psicológicos de cada ser em atendimento, além do acompanhamento a família.

A fonoaudióloga Anna Cybelle atua em situações que contribuem para a promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade (oral e voz), que favoreçam e otimizem o processo de ensino aprendizagem. Já a psicopedagoga Juciara Tomaz faz atividades e jogos direcionados para o desenvolvimento de habilidades que melhoram a aprendizagem, tais como atenção, percepção, concentração, orientação espacial, lateralidade, entre outros. Tudo isso busca desenvolver os aspectos cognitivos, afetivos e psicomotoras que interferem no processo de aprendizagem.

O CAEE funciona na Rua Damião Francisco da Silva, 59, no Bairro São José. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, esses atendimentos são totalmente gratuitos e podem ser obtidos pelos pais com encaminhamento das escolas, como também indo ao CAEE para fazer a ficha presencial. “Estamos disponíveis para ajudar e melhorar a vida de toda criança e adolescente que necessita do trabalho desses profissionais, comentou a secretária da pasta, Alessandra Santos.