terça-feira, 19 de janeiro de 2016

GERES e MP reunem municípios para ações de combate ao "mosquito da dengue"


Foi realizado na manhã desta segunda (18), no auditório da Escola Técnica de Limoeiro, o I Fórum de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. O evento foi uma parceria da II Gerência Regional de Saúde (Geres) e Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O encontro contou com a participação de representantes dos 20 municípios que integram a área de atuação da Geres. As ações desenvolvidas e o que pode ser feito foi o foco do debate. Técnicos da área da saúde fizeram apresentações dos cenários epidemiológicos da região e as relações do mosquito com as doenças, enquanto os secretários municipais apresentaram os planos de trabalho que estão sendo desenvolvidos.

Ao final do encontro, o Procurador Geral do Estado, Carlos Guerra, ressaltou o objetivo do encontro e do trabalho coletivo. Pela promotoria de Limoeiro, o promotor Muni Azevedo, falou da importância de uma fiscalização mais ativa nas ações de combate ao mosquito transmissor da doença. O prefeito anfitrião, Thiago Cavalcanti, disse que apesar das dificuldades, as parcerias devem ser mantidas para diminuir os casos das doenças. Ele ainda enfatizou a importância de uma mesa de debate. Representando o poder legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores de Limoeiro, vereador José Félix, falou do envolvimento que deve existir entre todos os poderes em prol da sociedade.

A gestora da II Geres, Fabiany Menezes, comemorou o resultado alcançado com o fórum. Para a gestora, parceria tem sido a palavra chave. Ela também lembrou a necessidade da população participar efetivamente das ações. O governo estadual vai liberar recursos para que as prefeituras possam articular novas ações. O município de Limoeiro vai receber R$ 36 mil. Enquanto isso, o município de Casinhas, dotado de população bem menor vai receber R$ 50 mil. “Eu quero acreditar que foi um erro”, resumiu o secretário de Saúde de Limoeiro, Orlando Jorge. (Imagem | Assessoria Geres)