segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Eleição para o Conselho Tutelar de Limoeiro registra mais de 6 mil votos


Neste domingo (04), mais de seis mil eleitores compareceram as quinze urnas espalhadas na cidade e na zona rural do município de Limoeiro para escolher os cinco conselheiros tutelares do próximo mandato (2016 a 2019). A apuração foi realizada no auditório do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em Limoeiro, e contou com a coordenação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o apoio de servidores municipais.

De acordo com a comissão eleitoral, foram utilizadas vinte e nove urnas, totalizando 6.295 votos. Desse total, foram registrados 18 nulos e 14 brancos. Segundo o promotor Dr. Francisco Júnior, o processo foi considerado “tranquilo e ordeiro”. Durante o dia da votação, faltaram cédulas em alguns locais. “O número de eleitores superou a expectativa da organização, mas suprimos a necessidade de imediato e não registramos nada que pudesse atrapalhar a votação”, explicou o promotor.

Em relação à eleição anterior, o número de candidatos aumentou em mais de 100%. Neste pleito, foram 22 nomes na disputa, enquanto na anterior, apenas nove. Os cinco eleitos assumem em janeiro do próximo ano. Durante o restante do semestre, eles passarão por capacitações e palestras. Indagado pela nossa reportagem sobre a efetiva participação de grupos políticos na campanha, o promotor disse ser natural de um processo democrático e eleitoral a presença de facções políticas.

Por volta das 23h30, a presidente do CMDCA, Michele Pedrosa, divulgou os eleitos: Sandra Muniz (699), Rosa de Nildo do Seráfico (646), Val do Cuida (552), Dinho de Pitombeira (503) e Professor Marcos Raulinho (482). As candidatas Irmã Miriam e Lúcia Heráclio tentavam a vaga através do direito à reeleição. Também deixam o Conselho Tutelar a partir de janeiro, Artur Pio, Fátima Freitas e Meury. Confira a votação completa abaixo: