sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Prefeito de Machados eleito entre os melhores do Brasil. Informações em comendas divergem e opinião pública não aparece

Através de nota enviada a redação do Blog do Agreste, a assessoria de Comunicação da prefeitura de Machados informou que o prefeito Argemiro Pimentel (PT) recebeu em solenidade realizada na última segunda (12), na cidade de Paulista (RMR), comendas destinadas aos cem melhores prefeitos do país, os quais obtiveram as melhores notas na pesquisa nacional de opinião pública realizada pela União Brasileira de Divulgação (UBD).

De acordo com o site da UBD, a “União Brasileira de Divulgação foi fundada em 10 de maio de 2001, com a finalidade de divulgar através de pesquisas interativas de gestão pública, destacando as melhores administrações municipais do Brasil, nas esferas de educação, serviços sociais, infraestrutura e saúde. 

Por outro lado, a assessoria do prefeito de Machados não informou na nota quais os critérios adotados pela UBD para conceder o título. A assessoria apenas informou a nossa redação o endereço eletrônico da UBD, ressaltando que no portal haveria mais informações.

Em pesquisa realizada no site www.ubd.com.br existe a informação de que os municípios são classificados adotando-se os critérios de qualidade total nos serviços do governo municipal. Acessamos o link para o Estado de Pernambuco. Na página, verificamos que outras 53 cidades pernambucanas, através dos seus prefeitos, também foram relacionadas para recebimento do diploma. Também acessamos os links de outros estados e a situação se repete, com dezenas de prefeitos reconhecidos.

Contudo, no portal da UBD não existem informações relacionadas aos dias da pesquisa e números de entrevistados, divergindo da informação postada pelo prefeito Argemiro Pimentel em sua página pessoal no Facebook, onde diz que a escolha do seu nome foi feita através de pesquisa nacional de opinião pública pela União Brasileira de Divulgação.

Já o certificado recebido pelo prefeito machadense, diz que o gestor foi classificado na pesquisa nacional de utilidade pública entre os cem melhores prefeitos do Brasil, nos primeiros 180 dias da gestão, nas categorias satisfação e aprovação. Já no troféu também entregue na solenidade, a referência diz que a avaliação foi realizada nos primeiros 150 dias. 

Na listagem de Pernambuco, outros prefeitos da região, a exemplo de Surubim, João Alfredo, Glória do Goitá, Nazaré da Mata e Vicência também foram selecionados entre os melhores do Brasil, mas não repercutiram a notícia na imprensa regional.